Sessões Especiais

  20-06-2018 até 20-06-2018, no Espaço Nimas

Amor & Intimidade – Sessão: Paixões Cruzadas

O ciclo comentado Amor & Intimidade encerrará no próximo dia 20 de Junho, quarta-feira, às 19h15 no Espaço Nimas em Lisboa, com a exibição de Paixões Cruzadas (1984), de Leos Carax. A sessão contará com um debate entre Diego Hoefel (argumentista de cinema) e Patrícia Azevedo da Silva (investigadora); a moderação será de Sabrina D. Marques, uma das curadoras do ciclo.

>>
  14-06-2018 até 11-07-2018, no Cinema Monumental

Ciclo RÚSSIA - ESSE ENIGMA, Uma Cinematografia de Génio(s)

Certa vez, e porque, como ele o disse, “andava a mania de se resolver tudo em termos de futebol”, o poeta Vinicius de Morais, escreveu um artigo, onde, desafiado por uma jovem amiga que começava a ver os grandes clássicos do cinema, lhe “oferecia” um “supertime” dos grandes cineastas. A febre mundial por causa do Mundial de Futebol está aí de novo, a bater-nos à porta da nossa atenção. Decorrerá a partir de 14 de Junho, na Federação da Rússia, e coincide com o seu Dia Nacional.

E porque há mais vida para além do Mundial de Futebol, a Medeia Filmes propõe, no cinema Monumental, um ciclo, que começa exactamente a 14 de Junho e se prolonga até ao dia 11 de Julho, alternativa e complemento para o que se passará dentro e fora das 4 linhas. Falamos de um ciclo de cinema russo, essa cinematografia de génio(s), que importa (re) visitar.

>>
  31-05-2018 até 11-07-2018, no Espaço Nimas

PRIMAVERA TARDIA — (Re) Visitação do Cinema Japonês (Lisboa)

Um ciclo de cinema no Espaço Nimas por ocasião do lançamento das caixas DVD de Kenji Mizoguchi (9 de Junho) e Yasujiro Ozu, da estreia de Esplendor, o novo filme de Naomi Kawase (14 de Junho), e da reposição, em cópia digital restaurada, dos filmes Primavera Tardia, de Yasujiro Ozu (28 de Junho) e Contos Cruéis da Juventude, de Nagisa Oshima (5 de Julho).

>>
  31-05-2018 até 11-07-2018, no Teatro Municipal Campo Alegre

PRIMAVERA TARDIA — (Re) Visitação do Cinema Japonês (Porto)

Um ciclo de cinema no Teatro Campo Alegre por ocasião do lançamento das caixas DVD de Kenji Mizoguchi (9 de Junho) e Yasujiro Ozu, da estreia de Esplendor, o novo filme de Naomi Kawase (14 de Junho), e da reposição, em cópia digital restaurada, dos filmes Primavera Tardia, de Yasujiro Ozu (28 de Junho) e Contos Cruéis da Juventude, de Nagisa Oshima (5 de Julho).

>>
  21-02-2018 até 20-06-2018, no Espaço Nimas

Amor & Intimidade - Ciclo de cinema comentado

Desafiando as advertências de George Orwell, a maioria de nós parece pouco preocupada ante a exponencial erosão das fronteiras que separavam o domínio privado do público. Como encarar o facto de as redes sociais alimentarem uma cultura cada vez mais confessional onde já não parece haver lugar para qualquer pudor a respeito da sobre-exposição do Eu? Como podemos medir as motivações e efeitos de os filmes caseiros e as sextapes serem agora indiscriminadamente compartilhados? E os reality shows, que transformaram o sistema de videovigilância num género televisivo de entretenimento altamente lucrativo a fim de explorar a espectacularização dos afectos e emoções?

>>
  19-08-2017 até 01-07-2018, no Cinema Monumental

Ciclo - Monumental dos Miúdos

Já está disponível a nova programação do MONUMENTAL DOS MIÚDOS, a sua 5ª edição desde Agosto de 2017, dirigida às famílias com sessões de cinema ao fim-de-semana.
De 5 de Maio a 1 de Julho, sugerimos 18 filmes imperdíveis para ver com os seus mais pequenos.

>>