Cosmos de Andrzej Żulawski
Cosmos
2015 - Portugal - Data de estreia: 03-12-2015
Com: Victoria Guerra, Jonathan Genet, Sabine Azéma, Jean-François Balmer, Johan Libéreau, Clémentine Pons, Andy Gillet, Ricardo Pereira, António Simão

Witold acaba de chumbar nos seus exames de Direito, e Fuchs abandonou recentemente o seu emprego numa Casa de Alta Costura parisiense. Ambos vão passar alguns dias no campo e decidem alojar-se numa residencial familiar. São recebidos por um pardal enforcado num cordel na floresta. Depois, um pedaço de madeira preso da mesma forma, uma série de estranhos sinais na parede, no jardim e no bosque.
Na pousada há uma empregada – com uma boca estranha e deformada – e a jovem filha dos donos, por quem Witold manifesta uma paixão obsessiva. Ela está casada com um jovem íntegro e honesto; mas será que ela mesma o é?
Um terceiro enforcamento. Um gato, obra de Witold. Mas porquê?
Poderá o próximo enforcado ser humano?

Festivais e Prémios:

Festival de Cinema de Locarno - Leopardo para Melhor Realização

Biografia do realizador:

Argumentista e realizador de todos os seus filmes, que incluem adaptações literárias, Andrzej Zulawki assina obras admiráveis habitadas por actores com interpretações magnéticas, como “Possessão”, de 1981 ou “Importante é Amar”, de 1975, misturando paixões destruidoras com lirismo amoroso, como acontece em “A Fidelidade”, de 2000. De Romy Schneider a Sophie Marceau, passando por Isabelle Adjani, Klaus Kinski, Jacques Dutronc, Fabi Testi, Pascal Gregory, Guillaume Canet ou ainda Valérie Kaprisky, Zulawski é reconhecido pelo seu imenso talento na direção de actores.

Info:

Género: Drama
Duração: 103 min
Classificação: M/14

Ficha Técnica:

Argumento e Realização - Andrzej Żulawski
Baseado no romance - "Kosmos" de Witold Gombrowicz
Director de Fotografia - André Szankowski
Música - Andrzej Korzynski
Som - Jean-Paul Mugel, Thomas Robert, Nicolas D’halluin
Montagem - Julia Grégory
Assistente de Realização - Carlos Da Fonseca Parsotam
Direcção de Arte - Paula Szabo
Guarda Roupa - Patricia Saalburg
Direcção de Produção - Ana Pinhão Moura
Produtor - Paulo Branco
uma co-produção - Alfama Films, Leopardo Filmes