A Limpeza de Manuel Graça Dias
A Limpeza
2013 - Portugal - Data de estreia: 13-05-2019
Com: Joana Manaças, Teresa Gafeira, Egas José Vieira, Manuel Teles Grilo, Gonçalo Foro, Tiago Pereira, Nuno Ferreira, Iroa Borges

Entre 1969 e 1974, Manuel Vicente desenhou e construiu uma casa em Cascais para a família Weinstein. A Casa Weinstein assume-se, face à rua, como uma quase cega parede forrada a pedra de onde emerge uma abstracta bow window que, com o átrio refundado da entrada, introduz uma mancha colorida e misteriosa a meio da composição. É para o interior do (pequeno) terreno que a casa se abre, ao longo de um "L", relacionando-se mais privadamente com o jardim. A sua compartimentação, paradoxalmente 'formal' mas pouco convencional, remete-nos, quase só num único piso (o superior), para uma estratégia de espaços labirínticos requintadamente iluminados.
A curta metragem "A Limpeza" introduz-nos neste ambiente, fazendo-nos seguir os movimentos de uma jovem empregada (Joana Manaças) com uma noção muito própria do serviço doméstico e que, na ausência da autoritária patroa (Teresa Gafeira), vai percorrendo os cantos à casa com especial determinação. "E, sobretudo, não deixa nenhuma porta ou janela aberta! Anda por aí muita malandragem e 'isto' parece a casa das mil janelas!", recomenda-lhe a patroa antes de partir para fim de semana. Joana, contudo abre toda a relação da casa com o jardim e com os pátios, seguida de perto pelo olhar de um jardineiro um pouco 'voyeur', o qual, já no fim do filme, sofrerá uma enorme decepção.

Info:

Género: Documentário
Duração:
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização – Manuel Graça Dias
Argumento – Manuel Graça Dias
Produção – Ruptura Silenciosa
Direcção de fotografia – Rui Manuel Vieira
Montagem – Rui Manuel Vieira
Música – Stizzoso Mio Stizzoso, [Ária De La Serva Padrona], Giovanni Battista Pergolesi (1733), Ob-La-Di, Ob-La-Da, Paul McCartney/The Beatles (1968) e O Vento Mudou, João Magalhães Pereira/Nuno Nazareth Fernandes, Eduardo Nascimento (1967)