Arrivederci Macau de Rosa Coutinho Cabral
Arrivederci Macau
2013 - Portugal, Macau

Um retrato caloroso do arquitecto Manuel Vicente, recentemente falecido, numa visita guiada por Manuel Graça Dias aos locais em Macau onde a sua obra perdura. A minha intenção foi deambular com uma pequena equipa nesta Macau de Manuel Vicente e nesta promenade cheia de particularidades, muita comida, palavras e gargalhadas à mistura, deixar o homem aparecer. E, pouco a pouco, foram encontrando e descobrindo os traços que caracterizam a sua arquitectura em Macau. Lugar oriental de feição portuguesa, ou português de feição oriental. Ou lugar que quisemos redescobrir neste documentário, a partir dos acontecimentos que Manuel Vicente desencadeou naquele território. Assim, de câmara às costas, fomos atrás de MGD, e juntos fomos desocultando, revelando, mostrando a Macau de MV, e sobretudo, passeando e deambulando pela cidade com ele, como um flannêur (Rosa Cabral).

Biografia do realizador:

Rosa Coutinho Cabral é uma cineasta portuguesa. Encenou diversas peças de Teatro, colaborou em projectos de video-arte e ópera e teve a seu cargo conferencias e artigos. Em 2016 criou, juntamente com Tiago Melo Bento, a produtora de cinema Nocturno (Origem Marginal Filmes).

Manuel Graça Dias foi um arquitecto português, que iniciou profissão em Macau, como colaborador do arquitecto Manuel Vicente. Leccionou nas Faculdades de Arquitectura das Universidades de Lisboa e Porto, publicou obras e escreveu diversos artigos de crítica e divulgação arquitectónica. Tem trabalhos construídos em diversas cidades portuguesas e estrangeiras.

Info:

Género: Documentário
Duração: 1h 45min
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização – Rosa Coutinho Cabral
Argumento – Rosa Coutinho Cabral, Cláudia Oliveira, Manuel Vicente, Manuel Graça Dias