Filmes em Exibição

Voltar
Fim-de-Semana no Ascensor de Louis Malle
Ascenseur Pour L'échafaud
1958 - França - Data de estreia: 02-08-2018
Com: Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly, Yori Bertin, Jean Wall, Elga Andersen, Sylviane Aisenstein, Micheline Bona

FIM-DE-SEMANA NO ASCENSOR / ASCENSEUR POUR L’ÉCHAFAUD foi a estreia de Louis Malle na longa-metragem de ficção, depois de ter trabalhado com Jacques Cousteau. E não podia correr melhor, já que o filme receberia o Prémio Louis Delluc, para o melhor filme francês. Uma intriga policial em ambientes “à americana” (com música de Miles Davis e uma inquietante Jeanne Moreau), ASCENSEUR… era o prenúncio de que um “novo cinema” estava aí a chegar.

Folha de Sala

Biografia do realizador:

Conhecido pelos seus filmes ecléticos, caracterizados pelo realismo emocional e simplicidade estilística, Louis Malle foi assistente de Robert Bresson, e partilhou a realização do documentário “Le Monde du Silence” (1956) com o explorador subaquático Jacques-Yves Cousteau. A sua primeira longa-metragem é um dos filmes mais consagrados e reconhecidos da sua carreira, “Fim-de-Semana no Ascensor” (1958), uma colaboração com o romancista Rogier Nimier, o director de fotografia Henri Decae, os promissores actores Jeanne Moreau e Maurice Ronet, e o génio de jazz Miles Davis. Da sua obra destacam-se: “Os Amantes” (1958), “Le Feu Follet” (1963), “O meu Jantar com o André” (1981), “Au Revoir Les Enfants” (1987) e “Vanya on 42nd Street” (1994), entre outros.

Info:

Género: Drama
Duração: 91 min
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização – Louis Malle
Argumento –Louis Malle, Roger Nimier, Noel Calef, baseado no romance de Noel Calef
Diálogos – Roger Nimier
Direcção de Fotografia – Henri Decae
Montagem – Léonide Azar
Música – Miles Davis
Uma Produção NEF
Produtor – Jean Thuillier