Filmes em Exibição

Voltar
Las Hurdes, Terra Sem Pão de Luis Buñuel
Las Hurdes
1932 - Espanha, França - Data de estreia: 12-07-2019

Documentário que, inspirando-se numa tese etnográfica de Maurice Legendre, descreve a vida numa região desolada de Espanha, as Hurdes, situada entre Salamanca e a fronteira portuguesa, perdida no meio de uma cordilheira. A equipa de rodagem tenta ajudar os habitantes na sua luta contra as doenças e outros perigos, mas sem sucesso. Ao fim de dois meses nas Hurdes, a equipa parte.

Folha de Sala / Dossier de Imprensa

Biografia do realizador:

LUIS BUÑUEL (Calanda, Espanha, 1900 — Cidade do México, 1983), cineasta e escritor, foi considerado o primeiro a realizar um filme inteiramente surrealista, escrito e realizado em conjunto com o pintor Salvador Dalí, e que seria o seu primeiro filme, UN CHIEN ANDALOU (1929). UN CHIEN ANDALOU só seria possível devido a dinheiro emprestado pela sua mãe. Mas antes de experimentar o trabalho de realização, já tinha pisado os terrenos do cinema quando, no início dos anos 20, trabalha em Paris como assistente do realizador Jean Epstein. 
Segundo Octavio Paz, o trabalho de Buñuel é “o casamento entre a imagem fílmica e a imagem poética, criando uma nova realidade… escandalosa e subversiva”. 

Info:

Género: Documentário
Duração: 29 min
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização: Luis Buñuel
Argumento: Luis Buñuel, baseado em Las Hurdes, estudo de geografia humana de Maurice Legendre, Escola de Altos Estudos Hispânicos (Bordéus-Paris 1927)
Direcção de Fotografia: Eli Lotar
Música: 4 Sinfonia de Brahms
Montagem: Luis Buñuel
Sonorização: Charles Goldblatt
Comentário: Luis Buñuel, Pierre Unik e Julio Acin (voz de Abel Jaquin)