Movimento em Falso de Wim Wenders
Falsche Bewegung
1975 - Alemanha - Data de estreia: 20-07-2019
Com: Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla, Ivan Desny, Marianne Hoppe, Hans Christian Blech, Nastassja Kinski

Uma cidade no norte da Alemanha, Bonn, um palácio ao longo do Reno, a periferia de Frankfurt e, finalmente, a montanha Zugspitze – são estes os lugares da viagem que o jovem Wilhelm Meister inicia, na esperança de salvar-se da irritabilidade e do desânimo que o atormentam na sua cidade natal. Em lugares desconhecidos, pensa que será capaz de fazer o que sempre quis – colocar em prática a vontade incontrolável de escrever. Ele quer tornar-se um autor. Com a viagem, que conta com o apoio da sua mãe, Wilhelm espera ampliar os seus horizontes e, acima de tudo, encontrar-se. O filme conta com argumento de Peter Handke e Wim Wenders, a partir da obra de Goethe, “Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister”.

Festivais e Prémios:

German Film Awards 1975 – Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Música e Melhor Elenco
Festival de Cinema de Locarno 1975
Festival Internacional de Cinema de Roterdão 1975

Biografia do realizador:

Wim Wenders realizou o seu primeiro filme em 1971. Em 1974, 1975 e 1976, realizou uma trilogia de Road Movies, composta por Alice Nas Cidades, MOVIMENTO EM FALSO e Ao Correr do Tempo. Na década de 1980, realizou obras de referência como O Estado das Coisas, Paris, Texas, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes ou As Asas do Desejo. Em 1999, foi nomeado para o Óscar de Melhor Documentário com Buena Vista Social Club. Mais recentemente realizou filmes como Pina (2011) ou Os Belos Dias de Aranjuez (2016). 

Horários:
Info:

Género: Drama
Duração: 1h43
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização – Wim Wenders
Argumento – Peter Handke e Wim Wenders, a partir da obra de Goethe, “Wilhelm Meister’s Apprenticeship”
Direcção de Fotografia - Robby Müller, Martin Schäfer
Montagem – Peter Przygodda; Barbara von Weitershausen
Música – Jürgen Knieper