Ruth de António Pinhão Botelho
Ruth
2017 - Portugal, Moçambique - Data de estreia: 03-05-2018
Com: Igor Regalla, Álvaro Correia, António Nipita, António Simão, Dinis Gomes, Fernando Luís, José Raposo, Josefina Massango, Luís Lucas, Marcello Urgeghe, Miguel Borges

RUTH é um filme sobre a sociedade portuguesa metropolitana e ultramarina no início da década de 60, à boleia da história de um jovem futebolista moçambicano chamado Eusébio, atleta predestinado do Sporting Clube Lourenço Marques, que se vê cobiçado e contratado pelo clube rival, o Benfica. Chantagem, tentativas de rapto, envolvimento de ministros, delírio nos jornais e promessas milionárias fazem da história da transferência do futebolista – um miúdo que nunca ninguém vira jogar - uma saga desenrolada em dois continentes. Termina quando a lenda começa : com a estreia de Eusébio na Luz.

Biografia do realizador:

Nasceu em Lisboa, em 1986, e cresceu rodeado de cinema e futebol. Em 2008, ganhou a Bolsa Brett Rattner que lhe permitiu matricular-se na New York Film Academy. Desde aí, escreveu, produziu e realizou dezenas de curtas metragens, tendo obtido diversos prémios em Portugal e nos EUA. RUTH é a sua primeira longa-metragem.

Info:

Género: Biografia, Comédia, Drama
Duração: 105 min
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização - António Pinhão Botelho
Argumento - Leonor Pinhão
Imagem - Lisa Persson
Som - Ricardo Leal, Tiago Raposinho, Pedro Góis
Decoração - Paula Szabo
Montagem - Paulo Mil Homens
Banda sonora original - Paulo Furtado AKA The Legendary Tigerman