Três Vidas e uma Só Morte de Raúl Ruiz
Trois vies et une seule mort
1996 - França, Portugal - Data de estreia: 31-05-2019
Com: Marcello Mastroianni, Anna Galiena, Marisa Paredes, Melvil Poupaud, Chiara Mastroianni, Arielle Dombasle, Féodor Atkine, Jean-Yves Gautier, Jacques Pieiller, Pierre Bellemare, Lou Castel, Roland Topor, Jacques Delpi, Jean Badin Monique Melinand, Bastien Vincent

"Três vidas e uma só morte", com a assinatura de Raúl Ruiz, é um filme onde desfilam quatro histórias fantásticas que todos nós já ouvimos contar mas que normalmente nos custa acreditar: a história de um homem que sai de casa por uns dias, sem que a sua mulher saiba, e que acaba por viver durante cerca de vinte anos do outro lado da rua sem que os dois nunca se cruzem... até que, repentinamente, decide regressar a casa para lá ficar até ao fim dos seus dias...

A história de um homem muito rico que decide tornar-se num vagabundo deixando para trás toda a sua fortuna...

A história de um jovem casal bastante pobre que, de um momento para o outro, recebe como herança uma confortável e valiosa mansão, sob a condição de continuarem a hospedar o velho mordomo da casa... só que, pouco a pouco, o casal vai-se apercebendo que, na realidade, o mordomo não é mais do que o verdadeiro proprietário da casa e o seu benfeitor...

A última história é sobre um homem de negócios que finge ter uma mulher, filha e irmã no estrangeiro de forma a poder justificar algumas das suas operações financeiras... até que um dia descobrir que toda sua família fictícia está a planear juntar-se-lhe brevemente.

No início, as histórias parecem apenas suceder-se umas às outras. Mas, tragicamente, acabam por se sobrepor: Mateo Strano, o caixeiro viajante, que regressa para a sua mulher depois de uma longa ausência.... George Vickers, professor de Antropologia mundialmente famoso, que se transforma num mendigo e se apaixona por Tânia, uma "madame" de Pigalle... e o poderoso homem de negócios Luc Allamand, apanhado na armadilha que ele próprio armou e que se torna realidade.

Parte comédia, parte pesadelo, estas histórias são na verdade vários aspectos de um único conto, três personagens que são uma só - um homem afectado por uma disfunção psicológica normalmente designada por personalidade múltipla.

No filme seguimos de perto o percurso de um homem fragmentado, habitado por diferentes personalidades em função das relações que constrói com as pessoas que vivem em seu redor. E, apesar de ter (no mínimo) três vidas, ele, tal como o resto das pessoas, só pode morrer uma vez.

Mas ninguém fica impune ao tentar viver tantas vidas diferentes ao mesmo tempo.

Estas histórias, e suas respectivas variações, são combinadas de forma a construírem uma certa imagem da vida e imaginação nas grandes cidades, desenhando assim uma espécie de padrão cubista, que funciona como um todo único.

Horários:
Info:

Género: Comédia, Crime
Duração: 2h 3min
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização Raúl Ruiz
Argumento E Diálogos Raúl Ruiz E Pascal Bonitzer
Assistente De Realização Stéphane Riga E Jacques Ahrex
Anotadora Barbara Constantine
Director De Fotografia Laurent Machuel
Montagem Rodolfo Wedeles
Som Laurent Poirier
Assistente De Som Michel Casang
Mistura De Som Gerard Rousseau
Música Jorge Arriagada
Decoração Luc Chalon
Produtor Paulo Branco
Director De Produção Philippe Saal
Assistente De Produção David Mitnik
Uma Co-Produção Genimi Films, La Sept Cinema E Madragoa Filmes