17-04-2019

Ciclo: BIibi Andersson do Outro Dado do Espelho - Teatro Campo Alegre

Berit Elisabeth Andersson / Bibi Andersson nasceu a 11 de Novembro de 1935, em Estocolmo, e morreu esta semana, a 14 de Abril, com 83 anos.

Como escrevia o Guardian, “muitas vezes, o facto de um actor ter trabalhado regularmente com o realizador sueco Ingmar Bergman, quando é lembrado e celebrado nunca esquecemos essa ligação”. E, no caso de Bibi Andersson, que começou com Bergman ainda adolescente num reclamo para televisão, e com ele trabalhou também no teatro, apesar de ter feito vários filmes com outros realizadores, os seus grandes papéis, aqueles que nos vêm mais rapidamente à memória, são indissociáveis da obra do realizador sueco, com o qual colaborou numa mão cheia de obras-primas e outra de quase igual calibre.

  16-04-2019

JIA ZHANG-KE, UM HOMEM DE FENYANG - Estreia e Sessão Especial com o realizador WALTER SALLES

No dia de estreia em sala do documentário JIA ZHANG-KE, UM HOMEM DE FENYANG (em Lisboa, um exclusivo do Espaço Nimas), o cineasta Walter Salles estará presente para apresentar o seu filme, no Espaço Nimas, na quinta-feira, 18 de Abril, 19h.

  11-04-2019

ANTESTREIA PARA O PÚBLICO - Sessão Especial com convidados

TOUCH ME NOT - NÃO ME TOQUES, de Adina Pintilie vai ser exibido na programação Fins-de-semana no Cinema Monumental, no Sábado, 13 de Abril, às 21h30. À projecção segue-se uma conversa com Manuela Correia (psiquiatra, psicoterapeuta) e Gabriela Moita (Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Psicodramatista).

TOUCH ME NOT – NÃO ME TOQUES segue as aventuras emocionais de três pessoas na sua procura pela intimidade. É uma exploração pessoal que questiona as ideias preconcebidas que as pessoas têm sobre intimidade como um aspecto fundamental da existência humana. (Romania-Insider.)

De que forma pensamos a questão da intimidade como conceito de uma multiplicidade de maneiras? De que forma podemos amar alguém sem nos perdemos de nós mesmos? Um filme que é uma investigação e uma reflexão profunda sobre as relações humanas e a sexualidade.

  11-04-2019

Sessão Especial com Sandro Resende - Ciclo "À volta da Loucura - Parte 1"

O cinema, tal como a literatura, desde sempre nos confrontou com personagens “fora da caixa”, borderliners ou que ultrapassaram mesmo essa fronteira. O ciclo que propomos, e que continuaremos no mês seguinte, “À Volta da Loucura – Parte 1”, mostra alguns exemplos de filmes, sobretudo a partir dos anos 60 até hoje, de um cinema que começa a “penetrar” na “psique”, um cinema que explora as causas “inconscientes” do comportamento humano, um cinema que procura “compreender” a “loucura”.

  11-04-2019

MARIA DE MEDEIROS apresenta ROMA, CIDADE ABERTA, de Roberto Rossellini no cinema Monumental

Propusemos à (maravilhosa e nossa actriz fetiche) Maria de Medeiros escolher um filme para apresentar nos fins-de-semana do Monumental e a actriz escolheu ROMA, CIDADE ABERTA, obra-prima de Rossellini, filme que inaugura esteticamente o cinema do pós-guerra, onde vemos uma Anna Magnani, portentosa, a pôr em cena o amor e o sacrifício. Este filme que, à altura, deixaria Ingrid Bergman extasiada, fazendo-a procurar Rossellini para projectos futuros, poderá ser visto, agora em cópia restaurada, no próximo domingo, 28 de Abril, às 16h00, em sessão única e imperdível.