22-10-2019

Ciclo "O Feminino do Avesso" com Lula Pena

A encerrar o ano do centenário da enorme Chavela Vargas, no âmbito do ciclo "O Feminino do Avesso", o Espaço Nimas exibe o documentário CHAVELA (2017), de Catherine Gund e Daresha Kyi, amanhã às 21H30.

A compositora, guitarrista e poetisa Lula Pena, uma das figuras mais misteriosas (também Chavela habita o mistério) do panorama musical português, participará no final da projecção numa conversa sobre Chavela Vargas e a sua relação com as dimensões várias do Feminino, para além dos já anunciados Maria Luís Borges de Castro, psicanalista, e João Mendes Ferreira, Psicólogo clínico e membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Psicanálise.

Será que Chavela se arrastou realmente para os quartos das mulheres, como Ava Gardner, durante a noite, para as roubar dos seus maridos? Será que ela se armou com uma pistola, que disparou às vezes, por diversão? E será que realmente se juntou a bebedeiras épicas com os amigos, que duravam de sexta a quarta-feira? Será que ela passou um ano a viver com Frida Kahlo num tórrido romance?

  17-10-2019

Estreia Nacional - ASAKO I & II de Ryûsuke Hamaguchi

Depois de Happy Hour, o realizador japonês Ryûsuke Hamaguchi volta a surpreender com ASAKO I & II. Selecção Oficial do Festival de Cannes em 2018, o filme estreia hoje, no Espaço Nimas, em Lisboa, e Teatro Campo Alegre, no Porto.

«Apoiando-se num romance da sua compatriota Tomoka Shibasaki, Ryûsuke Hamaguchi assina aqui um filme sensibilíssimo, delicadamente elíptico e de grande decoro emocional, sobre o confronto entre a idealização romântica e a realidade concreta e quotidiana da paixão e das relações sentimentais, e sobre os acasos, os inesperados, as ilusões e a componente irracional do amor.» Time Out

  17-10-2019

Ciclo de Cinema “O Feminino do Avesso”

O Feminino do Avesso convoca o olhar e a palavra sobre o Feminino, nas suas múltiplas dimensões e jogos de luz e de sombra, projectados no ecrã do cinema, como uma superfície onde se descobre o interior: o avesso; a pele e o corpo. O Outro no espelho.

Organizado com a Sociedade Portuguesa de Psicanálise, na sessão desta semana a Medeia Filmes exibe CHAVELA, de Catherine Gund e Daresha Kyi. A sessão é seguida de conversa com Maria Luís Borges de Castro e moderação de João Mendes Ferreira.

  17-10-2019

A HERDADE: Sessão Especial no Espaço Nimas

Na próxima segunda, 21 de Outubro, o realizador Tiago Guedes e o elenco do filme estarão presentes às 21h15 no Espaço Nimas para apresentarem o filme A HERDADE (2019). O actor Albano Jerónimo, que interpreta João Fernandes, está já confirmado, mais presenças serão reveladas em breve.

Depois da Competição no 76º Festival de Cinema de Veneza e de ter integrado a mais importante secção do Festival Internacional de Cinema de Toronto
Selecção Oficial, Special Presentations, A HERDADE, o mais recente filme de Tiago Guedes, está a conquistar os espectadores portugueses. 

  17-10-2019

LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival no Espaço Nimas

O LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival regressa a Lisboa, entre 15 e 24 de Novembro, e o Espaço Nimas é um dos espaços que acolhe o festival.

Uma programação exigente, com o melhor dos destaques da mundo da 7ª Arte, que será revelada a 4 de Novembro.