15-11-2019

LEFFEST’19: O quer ver no primeiro fim-de-semana

São mais de cem filmes - onze deles na Selecção Oficial, em Competição para ver nos dez dias que preenchem mais uma edição do LEFFEST, que se divide entre dois concelhos, em cinco espaços: Espaço Nimas, Teatro Tivoli BBVA e Sala Fernando Lopes da Universidade Lusófona, em Lisboa, Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e Palácio Nacional de Queluz.

Oito grandes nomes reservados à secção de Homenagens e Retrospectivas, que arranca com a Homenagem a Christian Petzold, no Espaço Nimas, dando início à 13ª edição do festival, esta sexta-feira, dia 15: às 19h exibe-se o filme Wolfsburg, numa sessão que conta com a presença  do realizador. Logo de seguida, às 21h30, a Sessão Oficial de Abertura do festival, com o novo filme de Ken Loach, Passámos por Cá.

Mais informação aqui.

  14-11-2019

No Porto, a semana de 14 a 20 de Novembro é também um festival

A antestreia de TRISTEZA E ALEGRIA NA VIDA DAS GIRAFAS, de Tiago Guedes, com a presença do realizador e do elenco, os ciclos 30 ANOS, A QUEDA DO MURO DE BERLIM e PETER HANDKE – O PRÉMIO NOBEL E O CINEMA, cópias restauradas e uma última oportunidade para ver A HERDADE, comentada pelo realizador em conversa com o jornalista Tiago Alves.

Mais informação aqui.

  11-11-2019

Queda do Muro de Berlim: Europa 30 Anos Depois

No 30º aniversário da queda do Muro de Berlim, a Medeia Filmes exibe ADEUS, LENINE!. A reposição do filme de Wolfgang Becker, leva-nos de volta ao Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a mãe de Alex tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do capitalismo acontece enquanto ela está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a RDA deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. Determinado a protegê-la a qualquer custo e com medo que ela volte a ter um ataque cardíaco se souber o que aconteceu, Alex decide não lhe contar que o Muro caiu. Para ver hoje, às 19h, e dia 13, às 21h30.

  11-11-2019

Revisitar o Melodrama

Da secção Revisitar o Melodrama, a Medeia Filmes exibe O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA, de Leo McCarey. Nomeado para quatro Óscares, este melodrama clássico, com Cary Grant e Deborah Kerr nos papéis de dois passageiros de um transatlântico que têm um romance durante a viagem, é exibido a 13 de Novembro, às 13h30.

O casal combina reencontrar-se seis meses depois no topo do Empire State Building, em Nova Iorque, mas no dia do encontro as coisas não correm como previsto.

  08-11-2019

LEFFEST'19 - Lisbon & Sintra Film Festival

A 13ª edição do LEFFEST, num movimento contínuo entre Lisboa e Sintra, volta a reunir realizadores, actores, artistas, músicos, filósofos, activistas, espectadores, para celebrar a sétima arte, e, com ela e a partir dela, pensar o mundo.

Uma Competição de 11 filmes, oriundos dos quatro cantos do mundo. As estreias mais aguardadas, algumas das quais terão no festival uma oportunidade única para serem vistas em sala. As homenagens e retrospectivas dedicadas a Christian Petzold, Willem Dafoe, Corneliu Porumboiu, Rita Azevedo Gomes, Alice Rohrwacher, Damien Manivel e José Miguel Ribeiro, que estarão connosco para conversar sobre as suas obras. As sessões especiais, com destaque para Marighella, o filme de Wagner Moura impedido de estrear no Brasil e no mundo; o filme-concerto dos Mão Morta; Hiroshima Meu Amor, de Marguerite Duras, que, num momento raro, nos trará Fanny Ardant; um concerto de Teresa Salgueiro, dedicado a Wenders. O Serviço Educativo. As masterclasses.

Mais informação aqui.