10-12-2018

ROMA será exibido no Cinema Monumental com som exclusivo Dolby Surround 7.1.

ROMA, de Alfonso Cuáron, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, nomeado para os Golden Globes para Melhor Argumento, Melhor realizador e Melhor Filme Estrangeiro, terá exibição em sala, no Cinema Medeia Monumental, com som exclusivo Dolby Surround 7.1. que destaca o design de som do filme, oferecendo também uma experiência cinematográfica única.

O filme de Alfonso Cuáron narra a vida de uma família na Cidade do México no início da década de 70. O filme segue Cleo, uma jovem doméstica que trabalhava para uma família de classe média no bairro de Roma. Cuáron entrega uma carta de amor à mulher que o criou, inspirando-se na sua própria infância e desenhando um retrato emotivo da vida doméstica e da hierarquia pessoal social no seio do tumulto político desta década.

  09-12-2018

Serguei Dovlatov, a propósito da estreia de DOVLATOV

Serguei Dovlatov, escritor que nasceu em 1941 na União Soviética e faleceu em 1990 em Nova Iorque, é um autor ainda praticamente desconhecido entre nós. Em língua portuguesa, é mais conhecido no Brasil, onde vários dos seus títulos já foram publicados desde 2008.

Em Portugal, O Ofício (Antígona, Lisboa, 2018) é o seu primeiro livro editado, na bela tradução de Galina Mitrohovitch. A este, segundo esperamos, deverão seguir-se a tradução e edição de outros títulos seus.

...

  04-12-2018

ROMA de Alfonso Cuarón - Bilhetes à venda

Depois de ter sido galardoado com o Leão de Ouro, em Veneza e após ter integrado a edição deste ano do Leffest'18, ROMA marca o regresso do realizador mexicano aos grandes écrãs, deixando mais uma vez a sua assinatura singular, autobiográfica e intimista. ROMA, de Alfonso Cuarón é um caleidoscópio de memórias que espreita o passado com a lente do presente. Um testamento político e estético que segue o quotidiano de uma família na Cidade do México, no início de 70. 
 

  04-12-2018

HAPPY END (Michael Haneke) e O CAPITÃO (Robert Schwentke) já em DVD

A Leopardo Filmes edita em DVD dois filmes essenciais: HAPPY END de Michael Haneke e O CAPITÃO de Robert Schwentke.

HAPPY END é a estória de uma abastada família francesa, encabeçada por Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Isabelle Huppert) Laurent, que procura lidar com as consequências de um grave acidente de trabalho, acabando por incorrer numa sequência de erros de natureza moral. Foca-se em cada elemento da família à vez - à medida que estes recuam em direcção a uma saída ou à auto-destruição -, para pintar um impiedoso retrato de uma Europa à deriva, tendo como pano de fundo a actual crise migratória. Pelo caminho, convida-nos ainda a uma acutilante reflexão sobre os efeitos perniciosos da tecnologia e das redes sociais, sobretudo entre os adolescentes.

O CAPITÃO, de Robert Schwentke, foi presença assídua no circuito dos festivais de cinema - do TIFF Festival de Toronto em 2017, passando pela 11ª Edição do Lisbon & Sintra Film Festival e IFFR - Festival de Cinema de Roterdão 2018, onde integrou o programa "A History of Shadows", uma selecção de filmes que pretendem re-avaliar a posição dos «falhados da história», tendo ainda sido nomeado para os Deutscher Filmpreis, também denominados Prémios de Cinema Alemão ou Prémios Lola, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Actor Secundário (Alexander Fehling), Melhor Montagem, Melhor Banda Sonora e Melhor Design de Som.

  29-11-2018

INGMAR BERGMAN – Ciclo Centenário do Nascimento

Este é o ano que celebra o centenário de um dos maiores cineastas do século XX. Ingmar Bergman nasceu a 14 de Julho de 1918, em Uppsala, e morreu a 30 de Julho na ilha de Fårö. A Leopardo Filmes e a Medeia Filmes prepararam um enorme programa de homenagem ao realizador (e escritor, dramaturgo e encenador, um dos maiores artistas do último século), que decorrerá de 6 de Dezembro a 2 de Janeiro no Espaço Nimas, em Lisboa (seguir-se-ão extensões no Porto, Braga, Coimbra e Setúbal).