09-11-2018

A Magia do Cinema no Espaço Nimas – Sessão grátis para famílias a 17 de novembro

A pensar nas famílias, o Lisbon & Sintra Film Festival apresenta a sessão especial A MAGIA DO CINEMA, na qual vamos ficar a conhecer a origem dos desenhos animados com as incríveis curtas-metragens dos Estúdios Bray. Esta sessão destina-se a crianças dos 4 aos 10 anos, e acontece no Sábado, 17 de Novembro, às 10h30 no Espaço Nimas. A entrada é livre!

  31-10-2018

Sessão Especial RAIVA – Com a Presença do Realizador

Na próxima sexta, 2 de Novembro, às 21h30, o realizador Sérgio Tréfaux, estará presente no cinema Medeia Monumental, para uma conversa no final da sessão da noite.

Adaptação de «Seara de Vento», de Manuel da Fonseca, um clássico da literatura portuguesa do século XX, Raiva é um conto negro sobre o abuso e a revolta.
Alentejo, 1950. Nos campos desertos do Sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só noite. Porquê? Qual a origem dos crimes?

  26-10-2018

Sessão Especial | HAPPY HOUR: HORA FELIZ (Parte 3)

Dividido em três partes, este épico moderno de Ryusuke Hamaguchi deixa a sua marca indelével pela forma delicada e profunda como aborda questões relacionais, afectivas e existenciais, o desencantamento amoroso e as ressonâncias da amizade na narrativa do quotidiano feminino. Quatro mulheres, três casadas, uma divorciada – ou assim parece ser. Um caso de divórcio difícil, um desaparecimento, uma misteriosa intriga. Uma obra de cinema moderno, de estilo rigoroso, detalhado e meditativo, atravessando personagens, lugares e o próprio espaço da ilusão das relações humanas, lembrando o cromatismo afectivo do Destino de um Mizoguchi, a mística feminina de um Ozu, a simplicidade fluida de um Kore-eda ou a forma exaustiva no tratamento dos diálogos de um Rohmer, esta longa-metragem de cinco horas e um quarto, que é já um sucesso em França, é um coup de coeur onde Hamaguchi ganha cada fracção do nosso tempo que parece imergir pela vividez e frescura da narrativa.

  26-10-2018

LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL nos cinemas Medeia

O LEFFEST – LISBON & SINTRA FILM FESTIVAL volta em Novembro para a 12ª edição que decorrerá de 16 a 25 de novembro, em Lisboa (Cinema Monumental e Espaço Nimas) e Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval). João Botelho será um dos homenageados, com a primeira e mais completa retrospectiva da sua obra em Portugal, bem como Mike Leigh, Paul Schrader, Mario Martone e Darezhan Omyrbayev.

  11-10-2018

Ciclo: Há um psicanalista na plateia! O trauma no cinema.

Ciclo de cinema comentado - 17 Outubro a 12 de Dezembro no Cinema Medeia Monumental

Enquanto resposta à insegurança resultante de inúmeras ameaças reais ou subjectivas — colapso ecológico, crise económica, terrorismo, conflitos armados, retorno a várias formas de intolerância —, o trauma pode muito bem ser a marca de uma nova era que se vem instalando.
Um evento traumático envolve uma experiência ou uma série de experiências cujos impactos podem afectar as respostas/comportamentos do(s) sujeito(s) na sua vida quotidiana, desde as esferas sociais às esferas privadas e íntimas. Marcado pela cultura e pelos valores, do ponto de vista psíquico o trauma introduz uma ruptura no eixo espaço/tempo do indivíduo: paralisa a mente que fica condenada à repetição, na esperança de compreender e de se regenerar. Singular ou colectivo, o episódio traumático gera uma condição onde o afecto, associado à experiência, se torna da ordem do impensável e do irrepresentável, passando a ser vivido através da acção, e tendendo, quando não resolvido, a perpetuar-se transferindo-se geracionalmente, de pais para filhos, por vezes durante décadas.

Consulte aqui a programação completa.