Notícias

Voltar
  Mais informação >>
25-05-2018

Amor & Intimidade – Sessão: O Medo

O ciclo comentado Amor & Intimidade continua no próximo dia 30 de Maio, quarta-feira, às 19h no Espaço Nimas em Lisboa, com a exibição de O Medo (1954), de Roberto Rossellini. A sessão contará com um debate entre João Botelho (realizador) e Luana Cunha Ferreira (psicóloga clínica e professora auxiliar da Universidade de Lisboa); a moderação será de Mariana Marin Gaspar, uma das curadoras deste ciclo.

O MEDO
De Roberto Rossellini
Argumento de Roberto Rossellini
Com Ingrid Bergman, Mathias Wieman, Renate Mannhardt
Alemanha e Itália, 1954 – 84 min / Legendado em português | M/12

Irene Wagner, mulher do professor e cientista Albert Wagner, tem mantido um caso amoroso com Erich Baumann, longe do conhecimento do marido. No entanto, Irene é surpreendida quando Johann Schultze, a ex-namorada de Erich, descobre o caso e começa a chantageá-la.

“Quando Irene sai do apartamento do amante e desce a escada, é de novo assaltada por um medo súbito e insensato. Sentiu a cabeça a andar à roda, os joelhos paralisaram-lhe e viu-se obrigada a agarrar-se ao corrimão para não cair de cabeça para a frente”. É com estas frases que começa o romance (do mesmo nome) escrito em 1910 por Stefan Zweig e de onde Rossellini adaptou o seu filme.
[…]
Passa-se, com este filme, uma coisa singular. Podemos vê-lo e gostar dele, revê-lo mais tarde e achá-lo detestável e por aí fora). O frio que dele se desprende está à mercê do calor com o qual o espectador vai ao encontro do filme, para que possa funcionar enquanto filme. Não opõe qualquer resistência a quem decidiu não gostar dele. Em sentido figurado, podemos dizer que Rossellini nos põe a alma a nu com este filme. Renuncia a todo e qualquer artifício artístico e contenta-se a mostrar as coisas tal como são.”
Rudolph Thome

Organização: Cluster Photography and Film Studies – Instituto de História da Arte da FCSH-NOVA, Medeia Filmes e Leopardo Filmes
Curadoria: Bruno Marques, Cláudia Madeira, Luís Mendonça, Mariana Gaspar e Sabrina D. Marques.
Bilhetes: 5 euros | Classificação: M/12