Notícias

Voltar
  Mais informação sobre o filme >>
03-01-2017

Conversa com PAULO BRANCO e JOÃO LOPES sobre O ESTADO DAS COISAS

No dia em que O ESTADO DAS COISAS regressa ao cinema em cópia restaurada, o Espaço Nimas recebe uma conversa com o produtor PAULO BRANCO e o crítico de cinema JOÃO LOPES, a propósito desta obra de WIM WENDERS. A sessão é às 21h30 e os bilhetes já se encontram à venda.

O ESTADO DAS COISAS, filme que WIM WENDERS rodou em Portugal há mais de 30 anos, é a primeira obra exibida no programa dedicado ao realizador alemão. Vencedor do LEÃO DE OURO no Festival de Veneza (1982), este filme será exibido numa cópia recentemente restaurada pela Fundação Wim Wenders.

O restauro de O ESTADO DAS COISAS foi feito em 2015. O negativo original a preto-e-branco, 35mm, foi digitalizado para uma resolução de 4K, usando o processo Wet Gate (submersão do filme num líquido especial). Depois, o filme foi retocado e a cor foi corrigida. Todo este trabalho foi feito na ARRI Media em Berlim, e financiado pelo German Federal Film Board Digitization of Content Program. Saiba mais sobre o restauro dos filmes pela Fundação Wim Wenders aqui.

Em O ESTADO DAS COISAS, uma equipa de cinema filma, perto de Sintra, “The Survivors”, um remake de um clássico da série B americana, “Day the World Ended” de Roger Corman. Mas a película e o dinheiro acabam-se, o produtor desaparece, e eles ficam à espera. Até que o realizador decide partir para Los Angeles, à procura dele.