Notícias

Voltar
  CONSULTAR PROGRAMA >>
07-04-2014

DURAS, RUY DUARTE DE CARVALHO E TORRE BELA: Documentários incontornáveis no ESPAÇO NIMAS

Para além dos documentários premiados que o NIMAS vai exibir em exclusivo, também as tardes de segunda-feira desta sala de cinema vão ser dedicadas ao documentário, com um programa de filmes incontornáveis. Desde homenagens a MARGUERITE DURAS e RUY DUARTE DE CARVALHO, passando pelos emblemáticos TORRE BELA e BUENA VISTA SOCIAL CLUB.

Um dos destaques é a exibição de “Écrire” e “La mort du jeune Aviateur Anglais”, documentários centrados em MARGUERITE DURAS e realizados por BENOÎT JACQUOT (assistente de realização da escritora e cineasta em “India Song” e “Nathalie Granger”). A sessão, que terá lugar no dia 21 de Abril, pelas 19h30, assinala também o centenário do nascimento de MARGUERITE DURAS.

TORRE BELA é o documentário escolhido para celebrar os 40 anos do 25 de Abril de 1974 no ESPAÇO NIMAS. O documentário que regista a ocupação da herdade com o mesmo nome no Ribatejo, em 1975, é um dos filmes mais marcantes do período revolucionário e é exibido no dia 28 de Abril, às 19h30.

RUY DUARTE DE CARVALHO, o cineasta, escritor e antropólogo falecido em 2010, é homenageado no dia 12 de Maio, às 19h30. Da sua obra cinematográfica serão exibidos três filmes da série documental “Presente Angolano, Tempo Mumuíla”, nomeadamente “Ofícios”, “Pedra sozinha não sustém panela” e “Kimbanda Kambia”.

As duas homenagens e a sessão do filme TORRE BELA serão seguidas de debates com convidados a divulgar em breve.

Pelo ciclo vão passar ainda os documentários BUENA VISTA SOCIAL CLUB, de WIM WENDERS, A DANÇA, de FREDERICK WISEMAN, e AUTOBIOGRAFIA DE NICOLAE CEAUSESCU, de ANDREI UJICA.