Notícias

Voltar
  Mais informação >>
05-01-2017

Homenagem a John Berger - 11 de Janeiro

Deixou-nos esta semana um dos maiores escritores e pensadores do nosso tempo: John Berger. Convidado do Lisbon & Estoril Film Festival em 2015, que lhe dedicou um programa especial, Berger foi, e continua a sê-lo, decisivo para as últimas gerações de criadores (e também de espectadores), tendo-nos guiado, ao longo das últimas décadas, os “modos de ver” a arte e a vida.

A Medeia Filmes e a Leopardo Filmes organizam uma soirée em sua homenagem na próxima quarta-feira, 11 de Janeiro, às 21h30, no cinema Medeia Monumental.

Participarão a actriz Catarina Wallenstein e o jornalista Luís Caetano, que lerão textos de John Berger traduzidos para o português.
Veremos ainda um vídeo da sua participação no festival, das suas leituras que se cruzaram com as interpretações de Piotr Anderzewski ao piano e a leitura de um excerto do seu texto “Lisboa” pelo actor João Grosso.
E, a fechar, uma feliz coincidência: a exibição, pela primeira vez em Portugal, do filme The Seasons in Quincy: Four Portraits of John Berger, um projecto de Tilda Swinton e do escritor, produtor e realizador Colin MacCabe, rodado nos Alpes Franceses, onde o escritor viveu mais de 40 anos. Vemos Berger, Nella, a sua companheira, Tilda, as conversas, a casa e os objectos, aquela paisagem poderosa (a primeira leitura de Berger em Lisboa foi precisamente a de um poema sobre um bar nessas montanhas), o seu activismo, a sua delicadeza e atenção constantes para com os outros, a natureza, o mundo.

As estações em Quincy não voltarão a ser iguais. Mas ficaremos sempre com aquele bar, lá no cimo da montanha, onde os pastores e os camponeses vão para se encontrarem à volta de um copo. “In the café two strangers play the accordion / the rain is melting the snow”.
 

Homenagem a John Berger
Cinema Medeia Monumental - Quarta, 11 de Janeiro, 21h30

Catarina Wallenstein e Luís Caetano lêem John Berger*

Projecções:    
JOHN BERGER NO LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL
Com a participação de Piotr Anderzewski e João Grosso
1h08min
THE SEASONS IN QUINCY: FOUR PORTRAITS OF JOHN BERGER
Realização: Tilda Swinton, Colin MacCabe, Christopher Roth, Bartek Dziadosz

1h29min
VOs em inglês, sem legendas

Bilhetes: 3 euros

*textos traduzidos para o português

Spot Publicitário