Notícias

Voltar
  Mais informação sobre o filme >>
16-04-2019

JIA ZHANG-KE, UM HOMEM DE FENYANG - Estreia e Sessão Especial com o realizador WALTER SALLES

No dia de estreia em sala do documentário JIA ZHANG-KE, UM HOMEM DE FENYANG (em Lisboa, um exclusivo do Espaço Nimas), o cineasta Walter Salles estará presente para apresentar o seu filme, no Espaço Nimas, na quinta-feira, 18 de Abril, 19h.

«Antonioni ensinou-me o que é o espaço, Bresson fez-me entender o tempo, e Hou Hsiao-hsien, a importância da vivência pessoal na concepção de um filme.» Jia Zhang-ke

Um dos maiores cineastas da actualidade, fundamental para percebermos o nosso tempo, admirado, desde o início da sua carreira, por nomes como Martin Scorsese, Zhank-Ke tem aqui o grande documentário sobre a sua obra, uma “homenagem de um cinéfilo apaixonado”, como diz Salles deste seu filme. E Salles acrescenta: “Jia Zhang-ke é um realizador essencial para entender o mundo”.

Um documentário onde Walter Salles faz um retrato do realizador chinês Jia Zhang-Ke, um dos mais importantes cineastas da actualidade, conhecido por obras como "Plataforma" (2000), "Still Life - Natureza Morta" (2006), "24 City" (2008), "China - Um Toque de Pecado" (2013) ou, já em 2018, “As Cinzas Brancas Mais Puras". Salles (“Central do Brasil”, “Terra Estrangeira”, “Diários de Motocicleta”, faz Zhang-ke voltar aos locais onde viveu, onde filmou e que se tornaram as suas maiores fontes de inspiração. Diz Jia: “cada plano carrega uma memória”.

Estreia Nacional
JIA ZHANG-KE - UM HOMEM DE FENYANG

Um filme de Walter Salles
FRA/BRA, 2014, Cores, 105’