Notícias

Voltar
  Site oficial do filme >>
06-09-2019

Primeiras reacções da imprensa internacional ao filme "A Herdade", em Veneza

Depois da sessão oficial do filme A Herdade no Festival de Veneza, com uma standing ovation que durou largos minutos, a imprensa internacional começa a divulgar as primeiras impressões.

«Um épico candidato ao Leão de Ouro: o realizador Tiago Guedes mostra em Veneza o declínio de uma dinastia portuguesa liderada por homens. [...] A interpretação concentrada de [Albano] Jerónimo brilha entre a arrogância de [Marlon] Brando e a contenção brutal de Alain Delon. [...] é uma revelação.»
Andreas Borcholte, Der Spiegel

«Correndo profunda e lentamente como o rio Tejo [...] A Herdade de Tiago Guedes é uma saga familiar portuguesa com quase três horas de duração que se constrói a partir de picos dramáticos e de um notável retrato de um patriarcado feudal a ser devorado pelas circunstâncias que o rodeiam. [...] O filme de [Tiago] Guedes cresce em autoridade e poder, graças à presença magnética de Albano Jerónimo como um belo mas desdenhoso proprietário, com um complexo de superioridade mas profundamente ligado à  sua terra. [...] É precisamente o mito do macho dominante que o filme gradualmente desconstrói. E fá-lo também graças a outra impressionante interpretação, a de Sandra Faleiro, Leonor, a esposa de João. [...] A realização de Tiago Guedes é comedida e controlada durante todo o filme, e as contribuições técnicas são impressionantes, desde a montagem rítmica e lenta de Roberto Perpignani, até aos figurinos e ao desenho de luz.»
Lee Marshall, Screen Internacional ★★★★