Notícias

Voltar
  Mais informação >>
09-10-2017

ROSAS DE ERMERA: filme de Luís Filipe Rocha chega aos cinemas 11 de Novembro

Em ROSAS DE ERMERA, Luís Filipe Rocha parte das memórias de Maria e João Afonso, ancoradas em cartas e fotografias, para contar um episódio de separação da família Afonso dos Santos em 1939 em Moçambique. Os pais e a filha mais nova partem para Timor-Leste, por razões profissionais, e os dois irmãos, João e José (Zeca Afonso) viajam para Coimbra, para continuarem os estudos.

Pouco depois da separação em 1939, inicia-se a segunda Guerra Mundial, na qual se envolverá o Japão, que ocupou a ilha de Timor-Leste e criou dois campos de concentração, onde estiveram presos portugueses, incluindo os pais e a irmã de Zeca Afonso. A família, que se julgava separada para sempre, voltou a reencontrar-se seis anos depois.

ROSAS DE ERMERA deve o seu nome às rosas existentes em Ermera, um distrito do interior de Timor-Leste, flores cujo cheiro permanece ainda nas memórias de Mariazinha, irmã de Zeca Afonso.

Este programa especial em torno de ROSAS DE ERMERA tem início no dia 11 de Novembro, em Lisboa, percorrendo depois várias salas de cinema em todo o país, contando sempre com uma conversa com o realizador.

O filme teve a sua estreia na última edição do festival IndieLisboa, e foi também exibido no festival Filmes do Homem, em Melgaço.

Programa ROSAS DE ERMERA:

Cinema Medeia Monumental, Lisboa
11 de Novembro, 19h00
Conversa com Luís Filipe Rocha e João Afonso
14 de Novembro, 21h30
Conversa com Luís Filipe Rocha e Ana Sousa Dias

Teatro Campo Alegre, Porto
12 de Novembro, 18h30
Conversa com Luís Filipe Rocha

Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra
13 de Novembro, 21h30
Conversa com Luís Filipe Rocha e João Afonso

Cinema Charlot Auditório Municipal, Setúbal
17 de Novembro, 21h30
Conversa com Luís Filipe Rocha

Theatro Circo, Braga
20 de Novembro, 21h30
Conversa com Luís Filipe Rocha

Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz
1 de Dezembro, 21h30
Conversa com Luís Filipe Rocha