Michelangelo Antonioni — O Passo em Frente — Teatro Campo Alegre

01.09 22.09

Teatro Municipal Campo Alegre - Porto

7 filmes em cópias digitais restauradas, a partir de 1 de Setembro no Teatro Campo Alegre.


De Ferrara, onde nasceu, a Bolonha, onde estudou Economia, Michelangelo Antonioni (1912-2007) foi mais tarde para Roma. Frequentou o Centro Sperimentale di Cinematografia, escreveu sobre cinema e publicou contos. Trabalhou com Marcel Carné, escreveu para Rossellini e Fellini. Depois de Gente del Po e alguns documentários de duração curta, a sua primeira longa de ficção, Escândalo de Amor (1950), anunciava já as inovações que viria a introduzir na história do cinema italiano, afastando-se da ortodoxia neo-realista. Nessa década, alguns já sentiam que era preciso dar um passo em frente, “ultrapassar o problema da bicicleta”. E a sua quarta longa, O Grito (1957) foi, como diz Manuel S. Fonseca, “uma respeitosa salva fúnebre em honra do neo-realismo”, onde Antonioni procurava, citando as suas palavras: “olhar para dentro do homem a quem roubaram a bicicleta e ver quais são os seus pensamentos, como se adequam, quanto ficou dentro dele de todas as experiências passadas, da guerra, do pós-guerra…”.


Seguiu-se a célebre “trilogia dos sentimentos”, e a colaboração com Monica Vitti: A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962).

A obra de Antonioni caracteriza-se por uma impressionante composição visual, não raro apresentando um cenário que estabelece uma íntima relação com as personagens, reflectindo as suas angústias e perturbações, bem como a alienação do indivíduo na era moderna. Esta maior complexidade das personagens permitiu ao realizador explorar o tumulto interior, ou, como o próprio referiu, a “nevrose” daqueles que não se adaptam, como constatamos em O Deserto Vermelho (1964), o seu primeiro filme a cores.


Cineasta moderno, que captou a atmosfera do seu tempo, a sua obra continua a responder a questões essenciais com que nos debatemos ainda hoje e é uma das mais influentes no cinema contemporâneo, reivindicada por cineastas como Wong Kar Wai ou Hou Hsiao-hsien, Tarkovsky ou Skolimowski, Gus Van Sant ou Brian de Palma, e Wim Wenders, que com ele trabalhou nos últimos filmes, quando uma trombose o deixou parcialmente paralisado.


Escândalo de Amor  (1950) > Cópia digital restaurada, 4K
O Grito (1957) > Cópia digital restaurada
A Aventura (1960) > Cópia digital restaurada, 4K
A Noite (1961) > Cópia digital restaurada
O Eclipse (1962) > Cópia digital restaurada
O Deserto Vermelho (1964) > Cópia digital restaurada, 4K
Identificação de uma Mulher (1982) > Cópia digital restaurada

25.09.2021
sábado
15:30
  1. A Noite

    de Michelangelo Antonioni
    Cópia Digital Restaurada
    • 1961 | 
    • 2h 02min | 
    • M/12 | Cópia Digital Restaurada
    Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau, Monica Vitti
25.09.2021
sábado
18:15
  1. A Aventura

    de Michelangelo Antonioni
    Cópia Digital Restaurada
    • 1960 | 
    • 2h 24min | 
    • M/12 | Cópia Digital Restaurada
    Monica Vitti, Gabriele Ferzetti, Lea Massari
26.09.2021
domingo
15:30
  1. O Eclipse

    de Michelangelo Antonioni
    Cópia Digital Restaurada
    • 1962 | 
    • 2h 06min | 
    • M/12 | Cópia Digital Restaurada
    Monica Vitti, Alain Delon, Francisco Rabal
26.09.2021
domingo
18:30
  1. O Deserto Vermelho

    de Michelangelo Antonioni
    Cópia Digital Restaurada
    • 1964 | 
    • 1h 57min | 
    • M/16 | Cópia Digital Restaurada
    Monica Vitti, Richard Harris, Carlo Chionetti
27.09.2021
segunda-feira
18:30
  1. Identificação de Uma Mulher

    de Michelangelo Antonioni
    Cópia Digital Restaurada
    • 1982 | 
    • 2h 10min | 
    • M/16 | Cópia Digital Restaurada
    Tomas Milian, Daniela Silverio, Christine Boisson
28.09.2021
terça-feira
18:30
  1. O Deserto Vermelho

    de Michelangelo Antonioni
    Cópia Digital Restaurada
    • 1964 | 
    • 1h 57min | 
    • M/16 | Cópia Digital Restaurada
    Monica Vitti, Richard Harris, Carlo Chionetti
29.09.2021
quarta-feira
18:00
  1. A Aventura

    de Michelangelo Antonioni
    Cópia Digital Restaurada
    • 1960 | 
    • 2h 24min | 
    • M/12 | Cópia Digital Restaurada
    Monica Vitti, Gabriele Ferzetti, Lea Massari