Rever Joseph Losey — Cineasta Essencial

04.03 07.04

Cinema Medeia Nimas - Lisboa

Joseph Walton Losey III (14 de Janeiro de 1909 - 22 de Junho de 1984) foi um encenador e realizador norte-americano, nascido no Wisconsin. No início da sua carreira, trabalhou de perto com Bertolt Brecht durante os anos em que se dedicou ao teatro e, antes de apresentar a sua primeira longa, realizou algumas curtas-metragens para a MGM. Joseph Losey foi um cineasta inventivo capaz de surpreender a cada filme. A sua obra, pautada por uma forte consciência política e repleta de "imagens provocatórias", ilustra uma mestria formal e "estética revolucionária", chegou a ser apelidada de "puro cinema" pela crítica, tornando Losey num cineasta de culto.


Os seus mais fascinantes filmes são aqueles que resultam da desesperante necessidade de dar forma à sua visão no grande ecrã; o seu exílio da América na Inglaterra moldou essa visão, forçando Losey a identificar-se ainda mais com os outsiders que retratara ao longo da sua filmografia de sucesso.


Joseph Losey é uma das grandes figuras da História do Cinema e, a partir de 4 de Março, poderá (re)descobrir 5 das grandes obras que criou no lugar onde pertencem, o grande ecrã.


5 Filmes. Cópias Digitais Restauradas.


PRISÃO MAIOR, de Joseph Losey (1960) Cópia Digital Restaurada


EVA, de Joseph Losey (1962) Cópia Digital Restaurada


O CRIADO, de Joseph Losey (1963) Cópia Digital Restaurada


ACIDENTE, de Joseph Losey (1967) Cópia Digital Restaurada


MR. KLEIN - UM HOMEM NA SOMBRA, de Joseph Losey (1976) Cópia Digital Restaurada 4K