Mais que Nunca
de Emily Atef
com Vicky Krieps, Gaspard Ulliel, Bjørn Floberg
- Plus que jamais |
- 2h 03min |
- M/14 |
- 2022 |
- estreia 01.08.2024
sinopse
Hélène e Mathieu vivem juntos há muitos anos e têm uma ligação profunda. O seu mundo é abalado com a notícia de uma doença. Inesperadamente, Hélène (Vicky Krieps, instintiva, por vezes implosiva, e luminosa – de cortar a respiração) toma a decisão de viajar sozinha para a Noruega, em busca de paz e das suas paisagens, confrontando-se com a doença nos seus próprios termos.
Gaspard Ulliel é sublime neste filme que seria o seu último (o actor morreu num acidente de ski antes da estreia), um filme de amor que explora as fragilidades da vida sem um pingo de lamechice, com uma vertiginosa sensualidade que se sente na química entre os dois actores.
festivais e prémios
Festival de Cannes 2022
Selecção Oficial – Un Certain Regard
crítica e imprensa
-
“Um filme que é, no seu âmago, uma história de amor.”
- The Playlist (Jihane Bousfiha)
-
“Mais Que Nunca de Emily Atef é uma história poderosa cheia de poesia e intimidade em igual medida.”
- The Upcoming
-
“Situado entre o melodrama conjugal e a busca existencial da sua heroína (a formidável Vicky Krieps), o filme de Emily Atef tem uma ressonância ainda mais profunda com a morte trágica do seu actor principal, Gaspard Ulliel, cujo último papel é de um desespero contido.”
- Marie Claire
-
“Mais que Nunca tem isso de belo: é um filme sobre a vida apesar da morte.”
- Le Dauphiné Libéré (Nathalie Chifflet)
-
“A abordagem de Emily Atef ao fim da vida evita o melodrama piegas graças à sensualidade luminosa que emana da sua realização e dos seus intérpretes.”
- Ouest France (Thierry Cheze)
-
“Um drama ponderado sobre como morrer bem, onde Vicky Krieps mostra a sua amplitude emocional no papel de uma mulher que assume o controlo de uma doença terminal. Mais Que Nunca é um filme sensível, sobre assumir o controlo do fim da vida: morrer pessoalmente e, se necessário, de forma egoísta.”
- The Guardian
-
- Positif