A CONSPIRAÇÃO DO CAIRO, de Tarik Saleh, em estreia nas salas de cinema Medeia

Estreia amanhã – 24 de Agosto – o mais recente filme de Tarik Saleh, A CONSPIRAÇÃO DO CAIRO, um sufocante e magistral thriller que denuncia a corrupção assassina no meios político-religiosos do Egipto contemporâneo.

Trata-se de um thriller de contornos complexos, mas a história resume-se facilmente… Adam, filho de um pescador, recebe inesperadamente o privilégio de estudar na Universidade Al-Azhar, no Cairo – o epicentro do poder do Islão sunita. Pouco depois da sua chegada ao Cairo, o mais alto líder religioso responsável pela universidade, o Grande Imã, morre repentinamente e Adam vê-se feito um peão numa implacável luta pelo poder entre as elites religiosas e políticas do Egipto. 


Estreado em competição no Festival de Cannes 2022, onde venceu o prémio de melhor argumento, este é um ousado e acutilante thriller de espionagem, de contornos políticos e religiosos, cuja narrativa se desenvolve de forma estonteante num campus egípcio. Através de Adam, filho de um pescador a quem é dada a oportunidade de estudar na prestigiosa Universidade Al-Azhar no Cairo, o realizador Tarik Saleh, que desde THE NILE HILTON INCIDENT nos tem vindo a habituar a coreografias intensas de tensão e acção, constrói uma poderosa e labiríntica saga política que expõe a corrupção oficial do Egipto que desencadeou a revolta da Praça Tahrir.


A Medeia Filmes orgulha-se de exibir nas suas salas o melhor e mais relevante cinema político contemporâneo.

Filme relacionado: