A nova comédia dramática, OS EXCLUÍDOS, já em exibição nos cinemas
Um dos filmes mais nomeados para os Óscares 2024 realizado pelo também aclamado realizador Alexander Payne, que nos brindou com sucessos como OS DESCENDENTES e SIDEWAYS.
São cinco as nomeações para os Óscares 2024 incluindo: Melhor filme, Melhor argumento, Melhor montagem, Melhor atriz secundária (Da‘Vine Joy Randolph) e Melhor ator (Paul Giamatti).
No novo filme de Alexander Payne, somos conduzidos numa viagem pelo tempo até aos anos 70 do século XX que nos situa num colégio interno americano.
A viagem tem o seu início quando o realizador opta por, no genérico, utilizar o logótipo dos estúdios da Universal antigo, indicar 1970 como o ano de rodagem e fazer corresponder a cor e proporção de tela das fitas dessa era.
OS EXCLUÍDOS acompanha um professor rabugento (Paul Giamatti) de uma prestigiada escola americana, que é obrigado a ficar no campus durante as férias de Natal para cuidar dos poucos alunos que não têm para onde ir.
Entretanto, ele cria uma improvável amizade com um desses alunos – um jovem problemático e inteligente (o estreante Dominic Sessa) – e com a cozinheira-chefe da escola, que acabou de perder um filho no Vietname (Da’Vine Joy Randolph).
“A Academia nomeou OS EXCLUÍDOS para cinco Óscares. Dizem os 'entendidos' que não vai ganhar nada, nem juízo, nem coisa nenhuma. Pouco ralado com isso está o escriba, que deste lado anuncia: não só é o melhor filme de Payne até à data, é também – e de longe – o melhor dos dez que se candidatam ao prémio principal.”
Francisco Ferreira, Expresso