Estreia da semana | A HISTÓRIA DA MINHA MULHER, um filme de Ildikó Enyedi

O novo filme de Ildikó Enyedi chega hoje às salas de cinema. Protagonizado por Léa Seydoux, Gijs Naber e Louis Garrel, o filme adapta o romance homónimo de Milán Füst.

Jacob Störr (Gijs Naber, enorme e espantosa descoberta), um capitão da Marinha, faz uma aposta com um amigo: casará com a primeira mulher que entrar no café onde se encontram. É então que Lizzy (Léa Seydoux numa das suas melhores interpretações, luminosa como nunca a víramos) entra em cena. Mas em breve, a suspeita de infidelidade e a evidente atracção de Lizzy por outro homem, Dedin (Louis Garrel), ameaçam condenar o capitão à loucura. Adaptação do livro homónimo de Milán Füst, considerado o melhor romance húngaro do século XX, A História da Minha Mulher marcou o regresso da realizadora Ildikó Enyedi ao Festival de Cannes, com um filme que há muitos anos tentava levar a cabo. É uma história de amor e de perda, com os seus “descaminhos e precipícios de alma”. É o grande romance do ciúme na literatura ocidental, a que os actores sabem dar o corpo. E há por ali, como escreveu o poeta Ernesto Rodrigues, que traduziu o livro de Füst para português (Ed. Cavalo de Ferro), uma “franqueza auto-irónica” do comandante, que nos delicia. “É viagem longa, salpicada de prazer.”


Para ver no Cinema Medeia Nimas, em Lisboa, no Teatro Campo Alegre, no Porto, no Cinema Charlot, em Setúbal e no CAE da Figueira da Foz.

Filme relacionado: