Estreia | AS TEARS GO BY e DAYS OF BEING WILD

A continuar o ciclo O Mundo de Wong Kar Wai, estreiam hoje, em cópias digitais restauradas (4K), os dois primeiros filmes do cineasta: AS TEARS GO BY – AO SABOR DA AMBIÇÃO e DAYS OF BEING WILD – DIAS SELVAGENS. 

Estreia na realização de Wong Kar Wai, AS TEARS GO BY é um filme de gangsters à la Scorsese que tem lugar nas ruas de Mongkok, em Hong Kong. Andy Lau interpreta um baixo funcionário da máfia, dividido entre um romance florescente com a sua prima (Maggie Cheung, na primeira de muitas colaborações com o cineasta) e a sua lealdade para com o seu impulsivo parceiro de crime (Jacky Cheung), cujas tentativas imprudentes de ganhar reconhecimento resultam num ciclo de violência que parece não ter fim. Introdução do autor àquele que se tornaria o seu inconfundível estilo visual, o filme fez furor em Cannes pela singularidade dos seus cenários impressionistas e romantismo profano. Como escreveu Nathan Leen no New York Times, Ao Sabor da Ambição é “um filme de Wong Kar Wai do primeiro ao último frame, […] uma obra que encontra o seu propósito num tom (o fatalismo onírico), numa textura (o grunge impressionista), e numa pose (tão, tão cool)”.


DAYS OF BEING WILD leva-nos de volta a 1960. Yuddy (Leslie Cheung) é um jovem que descobriu recentemente que a mulher que o criou, uma prostituta, não é sua mãe biológica. Ela recusa-se a dizer-lhe quem é a sua verdadeira mãe, até que a revelação desencadeia uma série de perturbações mentais em Yuddy. Paralelamente duas mulheres apaixonam-se por ele, mas o jovem mostra-se incapaz de decidir com quem deseja ficar.


«Em ambos descobrimos já a estilização visual, a agilidade da narração, o interesse pelas relações amorosas complicadas, a improvisação com os actores e o tratamento do tempo que são marcas do cinema de Wong Kar Wai.» Eurico de Barros, Time Out

AS TEARS GO BY e DAYS OF BEING WILD estão em exibição no Cinema Nimas, em Lisboa, no Teatro Campo Alegre, no Porto, e no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.