Estreia | BENEDETTA, o novo filme de Paul Verhoeven

BENEDETTA, o novo filme de Paul Verhoeven, chega hoje às salas de cinema!


Quando teve a sua estreia mundial na secção competitiva da 74ª edição do Festival de Cannes, o director do festival, ao anunciar o filme, afirmou: “O realizador dá-nos uma visão da Idade Média erótica e faceta, e também política, com uma sublime mise en scène.”

Virginie Efira é Benedetta, que desde muito nova possui o dom de fazer milagres, e quando se muda para um convento em Pescia (Toscana), isso tem um enorme impacto na comunidade. Entretanto, acolhe Bartolomea (Daphne Patakia), uma jovem que lhe implora abrigo e protecção, e as duas tornam-se muito próximas, crescendo entre elas um romance ardente… A madre superiora (Charlotte Rampling) e o enviado do Vaticano (Lambert Wilson) debatem-se com um dilema.


BENEDETTA baseia-se no livro "Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy", de Judith C. Brown, que por sua vez é inspirado numa história real. BENEDETTA traça o retrato de uma freira católica que tem visões eróticas e religiosas perturbadoras, a irmã Benedetta Carlini (Virginie Efira).


O filme teve antestreia nacional na edição deste ano do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival numa sessão que contou com a presença de Daphne Patakia e estreia agora nas salas de cinema: no Cinema Nimas, em Lisboa e no Teatro Campo Alegre, no Porto, com exibições diárias. Terá projecções únicas no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz e no Theatro Circo de Braga.

Filme relacionado: