Estreia | DA ETERNIDADE de Roy Andersson

O mais recente filme de Roy Andersson chega hoje às salas! DA ETERNIDADE é simultaneamente uma ode e um lamento; apresenta-nos um caleidoscópio de tudo o que é eternamente humano, uma história infinita da vulnerabilidade da existência.

Uma reflexão sobre a vida humana em toda a sua beleza e crueldade, o seu esplendor e a sua banalidade. Nela deambulamos, como que num sonho, suavemente conduzidos pela nossa narradora "Scheherazadesca". Momentos inconsequentes assumem o mesmo significado que eventos históricos: um casal flutua sobre uma Colónia devastada pela guerra; a caminho de uma festa de aniversário, um pai pára à chuva para apertar os atacadores dos sapatos da filha; raparigas adolescentes dançam à porta de um café; um exército derrotado marcha para um campo de prisioneiros de guerra.


«Da Eternidade segue a trajectória da sua brilhante Trilogia da Vida (Tu, que Vives; Canções do Segundo Andar e Um Pombo Pousou…). A estrutura e a linguagem são semelhantes. É um cinema feito de sketches interligados. Cada cena é um quadro, imaculadamente composto, geralmente sombrio, em que quase sempre se revela um olhar irónico e exterior sobre a natureza humana.» Manuel Halpern

Filme relacionado: