Estreia | FRANCE, de Bruno Dumont

Protagonizado por Léa Seydoux, FRANCE, o mais recente filme de Bruno Dumont, chega esta quinta-feira aos cinemas.

Um dos filmes sensação da Selecção Oficial em Competição do Festival de Cannes, FRANCE oscila entre a sátira política, a crítica aos media e o melodrama, apresentando-nos o retrato de uma jornalista, de um país e dos seus meios de comunicação. France de Meurs – cujo nome não foi escolhido ao acaso – é uma célebre jornalista que se desdobra entre a televisão, uma guerra distante e o frenesim da sua vida familiar. 


Após um acidente de viação, do qual resulta um ferido, France vê o seu mundo abalado e tenta refazer a vida de forma anónima, mas a fama dificulta-lhe a prossecução desse plano. Bruno Dumont tece uma crítica mordaz ao meio jornalístico, no seio do qual tudo parece fielmente apresentado, mas onde o real é, na verdade, encenado e reconstruído, constituindo-se como o resultado de uma sociedade do espectáculo e do sensacionalismo, na qual o imediato assume o papel principal.  


FRANCE estreia no Cinema Nimas, em Lisboa, e no Teatro Campo Alegre, no Porto. Contará também com exibições no Cinema Charlot, em Setúbal, e sessões especiais no CAE da Figueira da Foz, no Theatro Circo, em Braga, e no TAGV de Coimbra.

Filme relacionado: