Estreias da semana | DUNE, A ILHA DE BERGMAN & FABIAN – GOING TO THE DOGS

São três novos filmes que chegam ao grande ecrã esta semana: DUNE, de Denis Villeneuve, a ILHA DE BERGMAN, de Mia Hansen-Løve e FABIAN – GOING TO DOGS, de Dominik Graf, em exibição a partir de hoje.

DUNE, o novo filme de Denis Villeneuve, é talvez o blockbuster mais aguardado do ano. Baseado na obra de ficção científica de Frank Herbert, o filme protagonizado por Zendaya e Timothée Chalamet apresenta-nos a jornada de Paul Atreides. Com o intuito de garantir o futuro da sua família e do seu povo, este herói arquetípico, jovem herdeiro destinado a grandes feitos, terá pela frente uma tarefa hercúlea: viajar até ao planeta mais perigoso do universo, enfrentando os conflitos decorrentes da luta por uma substância extremamente valiosa.


Uma odisseia em que apenas os mais corajosos conseguirão sobreviver, em exibição no Cinema Nimas, em Lisboa; no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra; e no Cinema Charlot, em Setúbal.


A ILHA DE BERGMAN, um filme de Mia Hansen-Løve, retrata um casal de cineastas – Tony (Tim Roth) e Chris (Vicky Krieps), ambos admiradores confessos de Bergman – instala-se na ilha de Fårö, onde o cineasta sueco viveu e rodou vários dos seus filmes. Decidiram passar ali o Verão, deixar-se inspirar pela força do lugar, e trabalhar nos seus novos guiões. No entanto, à medida que avançam, e em contacto com a paisagem selvagem da ilha, banhada pela luz do Verão escandinavo, a linha entre a ficção e a realidade torna-se ténue.


Uma homenagem a Ingmar Bergman, para ver no Cinema Nimas, em Lisboa. O Theatro Circo de Braga exibe o filme numa sessão especial, dia 13 de Novembro, às 19h.


Em FABIAN – GOING TO THE DOGS, Dominik Graf leva-nos de volta à Alemanha dos anos 1920. Durante o dia, Jakob Fabian escreve textos publicitários para uma tabaqueira; durante a noite, deambula por bares, bordéis e estúdios de arte em Berlim, acompanhado pelo seu amigo Stephan Labude. Entretanto, apaixona-se por Cornelia, uma aspirante a actriz. Quando a carreira de Cornelia começa a florescer, Fabian vê o seu futuro ficar cada vez mais incerto…


Uma adaptação do romance autobiográfico homónimo de Erich Kästner, que prenunciava o futuro sombrio da Alemanha e da Europa com a ascensão do Nacional-Socialismo, este é um filme para ver no Cinema Nimas, em Lisboa.