Estreias da semana | ERA UMA VEZ A MÁFIA, SPENCER & TRÊS ANDARES

ERA UMA VEZ A MÁFIA de Franco Maresco, SPENCER de Pablo Larraín e TRÊS ANDARES de Nanni Moretti. Três filmes muito aguardados chegam hoje ao grande ecrã.

Por ocasião do aniversário do assassinato de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os famosos  juízes que entraram em guerra directa contra a máfia, o realizador Franco Maresco revisita, de forma sarcástica e grotesca, a memória histórica italiana e interroga-se sobre os ideais que ficaram até aos dias de hoje, especialmente em Sicília. Maresco é acompanhado pela famosa fotógrafa da máfia, Letizia Battaglia, uma artista amargurada pelas manipulações das comemorações por parte da classe política italiana. Este documentário, que ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza, é um encontro nostálgico com a máfia do “antigamente”.


ERA UMA VEZ A MÁFIA, um filme para ver no Cinema Nimas, em Lisboa, e no Teatro Campo Alegre, no Porto.


Em SPENCER, Pablo Larraín dá-nos uma ficção do que se poderá ter passado nos fatídicos dias do casamento da  Princesa  Diana e do Príncipe Carlos. Entre abundantes rumores  de  casos  extraconjugais e divórcio, a paz  é encomendada para celebrar as festividades de Natal na propriedade real de Sandringham House. Há comida e bebida, tiro ao alvo e caça. Diana conhece o jogo. Mas desta vez, as coisas vão ser muito diferentes. 


Para ver no Cinema Nimas, em Lisboa.


No novo filme de Nanni Moretti conhecemos três famílias que vivem num prédio de 3 andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconfortáveis. As escolhas que cada um faz vão determinar o curso da sua existência.


TRÊS ANDARES estreia no Cinema Nimas, em Lisboa, e conta com exibições no Cinema Charlot, em Setúbal.