Estreias da semana | KM 224, TRAIÇÕES, O HOMEM DO NORTE
KM 224, de António-Pedro Vasconcelos, TRAIÇÕES, de Arnaud Desplechin, e O HOMEM DO NORTE, de Robert Eggers. Descubra as estreias da semana.
KM 224 é o novo filme de António-Pedro Vasconcelos. Um drama familiar actual, sobre o efeito do divórcio nas crianças, que tem como protagonistas José Fidalgo e Ana Varela.
Mário e Cláudia atravessam um processo de divórcio conflituoso, marcado pela disputa da residência dos dois filhos (Francisco de 6 anos e Mateus de 5, que moram alternadamente com os progenitores). Mário é um pai pouco tradicional, que vê na alegria a principal regra da educação, mas, por incúria ou azar, acaba por sujeitar os filhos a situações pouco convencionais. Cláudia, ambiciosa e focada no trabalho, sente-se na obrigação de contrabalançar a forma pouco regrada de estar de Mário. Km 224, o novo filme de António-Pedro Vasconcelos, não emite julgamentos (já dizia Renoir que todas as pessoas têm as suas razões), mas, como sabemos, os pais, absorvidos pelas suas vidas, nem sempre se dão conta do que está a acontecer com os filhos e são estes que, muitas vezes, acabam por os alertar e conseguem mesmo impedir situações mais dramáticas. Esta história é uma ficção, mas, como também sabemos, são as ficções que nos aproximam mais da verdade. Este é um filme sobre o nosso tempo. É um filme sobre todos nós.
Para ver no grande ecrã a partir desta quinta-feira, no Cinema Medeia Nimas, em Lisboa; no Teatro Campo Alegre, no Porto; e no Cinema Charlot, em Setúbal.
----
Léa Seydoux regressa ao grande ecrã, desta vez com TRAIÇÕES, um filme de Arnaud Desplechin, adaptado do romance Deception, de Philip Roth.
Philip (Denis Podalydès) é um célebre escritor americano exilado em Londres. A amante inglesa visita-o regulamente no seu escritório, uma espécie de refúgio para os dois amantes. Ali fazem amor, discutem, reconciliam-se e falam durante horas a fio. Conversam sobre as mulheres da vida de Philip, sobre o sexo e a literatura. Sobre o ser-se fiel a si mesmo. Desplechin apoia-se em dois actores imensos (Denis Podalydès e Léa Seydoux) e traduz com subtileza os diálogos em bruto do romance Deception de Philip Roth que Traições adapta. Como escreveu Serge Kaganski (Transfuge), o filme é “um maravilhoso diálogo, uma sinfonia de palavras onde o verbo se faz carne, matéria erótica, exprimindo as subtilezas do pensamento e os arrebatamentos sentimentais, os jogos do desejo […]”.
Para ver no Cinema Nimas, em Lisboa.
----
Depois dos filmes de culto O Farol e A Bruxa, o visionário Robert Eggers brinda-nos com o épico O Homem do Norte. O argumento foi escrito a meias entre Eggers e o poeta e romancista islandês Sjón e é baseado no mesmo conto tradicional escandinavo que inspirou o Hamlet de Shakespeare. Protagonizado por um elenco de luxo, O Homem do Norte é uma espécie de thriller que explora o quão longe um príncipe Viking é capaz de ir na sua missão de fazer justiça pelo assassinato do seu pai. Os relatos de uma rodagem extenuante (e gélida) que durou 87 dias e a determinação em que o filme seja o mais fiel possível à época fazem com que O Homem do Norte tenha já adquirido um cunho intrigante, ainda antes da sua estreia.
Para ver no Cinema Nimas, em Lisboa.