Estreias da semana | O PAI de Florian Zeller & CAROS CAMARADAS! de Andrei Konchalovsky

Mais uma semana com grandes estreias! O PAI, multipremiado filme de Florian Zeller, protagonizado por Sir Anthony Hopkins, e CAROS CAMARADAS!, obra de Andrei Konchalovsky, chegam hoje às salas.

Vencedor dos Óscares de Melhor Actor e Melhor Argumento, O PAI aborda a trajetória extremamente tocante de um homem, outrora forte e enérgico, cuja realidade se vai desmoronando lentamente perante os nossos olhos. Mas é também a história de Anne (Olivia Colman), a filha que enfrenta um dilema igualmente revelador e doloroso: o que fazer com o pai? Como viver o momento mantendo a dignidade dos dois?


Anthony tem 81 anos e mora sozinho no seu apartamento em Londres, rejeitando todas as enfermeiras que a sua filha Anne tenta impor-lhe. Porém, esse apoio torna-se cada vez mais urgente para ela, pois vai deixar de poder visitá-lo todos os dias - decidiu mudar-se para Paris para viver com um homem que acabou de conhecer... Mas se isso é verdade, quem é o estranho que irrompe pela sala de Anthony, afirmando ser casado com Anne há mais de dez anos? E porque diz tão convictamente que estão na casa do casal e não no apartamento de Anthony? E ela não tinha decidido ir viver para Paris? Estará Anthony a perder o juízo?


«(…) o ator funciona como peça fulcral de uma estrutura dramática em que os enigmas do comportamento humano são elementos decisivos na construção da personagem.» João Lopes, DN


O PAI, de Florian Zeller, para ver no Cinema Nimas, em Lisboa, e no Cinema Charlot, em Setúbal.


Destacado com o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza, CAROS CAMARADAS!, do realizador russo Andrei Konchalovsky, leva-nos a Novocherkassk, na União Soviética, em 1962. Aí conhecemos Lyudmila, uma comunista leal e membro do comité da cidade, que testemunha o fuzilamento de manifestantes desarmados em greve laboral pelo Exército Soviético e oficiais do KGB.


Durante este período de agitação, a sua filha desaparece. Para encontrá-la, Lyudmila deve confrontar os seus valores e visão política, e combater um sistema que persegue pessoas, bloqueia ruas e mente sobre os acontecimentos do massacre. O drama histórico de Konchalovsky revela a verdade sobre os eventos de 2 de Junho de 1962, mantidos em segredo até aos anos 90, através de uma poderosa estética monocromática.


«Baseado numa história verídica, Caros Camaradas! conta a história de uma mulher comunista, fiel ao regime, numa pequena cidade a 2 de junho de 1962, na União Soviética, cuja vida mudou quando o exército soviético esmagou violentamente uma manifestação de operários de uma fábrica. Estes acontecimentos foram abafados e apenas algumas décadas depois vieram à luz do dia, tendo a investigação iniciado em 1992. As vítimas foram secretamente enterradas em túmulos sob nomes falsos para que nunca pudessem ser encontradas. Os principais suspeitos entre os principais oficiais soviéticos estavam mortos na época. E os culpados nunca foram condenados.» Cinema 7ª Arte


Um filme para ver no Cinema Nimas, em Lisboa.


Sessão Especial: esta sexta-feira, dia 7 de Maio, a projecção de CAROS CAMARADAS! terá apresentação de Francisco Louçã.