Estreias da semana | QUANDO NEVA NA ANATÓLIA, FLEE – A FUGA & AMANTES
QUANDO NEVA NA ANATÓLIA, de Ferit Karahan; FLEE – A FUGA, de Jonas Poher Rasmussen; e AMANTES, de Nicole Garcia. Conheça aqui as estreias da semana.
Integrou a Selecção Oficial do Festival de Berlim, saindo do certame com o prémio FIPRESCI, e chega agora às salas de cinema. QUANDO NEVA NA ANATÓLIAé a segunda longa-metragem de Ferit Karahan e parte de vivências do próprio realizador. Um drama poderosíssimo que, num microcosmo de pobreza e repressão em ambiente escolar, torna tangíveis a neve e o gelo das relações emocionais que aí se estabelecem.
Num colégio interno nas montanhas da Anatólia, professores turcos ensinam estudantes curdos, num regime com regras severas, onde paira uma atmosfera de autoritarismo, medo e corrupção. Uma manhã, Memo, um estudante de 11 anos, acorda subitamente indisposto e incapaz de ir às aulas. Yusuf, num dia que se adivinha longo, procura desesperadamente ajuda para salvar o amigo. Uma tempestade de neve assola a região, o socorro demora e o estado de Memo agrava-se. É então que os eventos da noite anterior começam a ser revelados…
QUANDO NEVA NA ANATÓLIA estreia no Cinema Nimas dia 7 de Abril e chega ao Teatro Campo Alegre dia 14 de Abril.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Jonas questiona: “O que significa a palavra lar para ti?” Amin responde: “Lar? É um lugar… seguro.” É o ponto de partida para um documentário de tirar o fôlego, que utiliza com mestria o cinema de animação, no qual Amin conta, pela primeira vez, a sua história ao amigo J. P. Rasmussen. De criança feliz que dançava pelas ruas do Afeganistão ao som de êxitos dos anos 80 e desconhecia a palavra gay a académico de sucesso na Dinamarca e noivo do namorado de longa data, Amin fugiu por caminhos cruéis, florestas gélidas, mares inavegáveis e voos com destinos desconhecidos como tantos outros refugiados. À medida que partilha as suas memórias, as hesitações e inspirações profundas revelam algo que o atormenta: um segredo com mais de 20 anos ameaça a vida que construiu. Com uma delicadeza, intimidade e nudeza raras, a entrevista desenrola-se como um manifesto de amizade, uma ode à sobrevivência e vigor dos povos expulsos dos seus lares, das famílias dilaceradas pela guerra e uma carta de amor a quem abdica de tanto para que os sonhos de quem ama sejam possíveis.
FLEE – A FUGA, para ver no Cinema Nimas, em Lisboa, e no Cinema Charlot, em Setúbal.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
AMANTES, o nono filme da realizadora e actriz Nicole Garcia, entre o noir e o melodrama, com uma realização fluída e sensual, é como uma sinfonia em três movimentos sobre um triângulo amoroso, cujas pontas se aproximam e distanciam como correntes marinhas (Positif). Lisa e Simon eram inseparáveis desde a adolescência, mas Simon teve de se afastar. Dela e do lugar onde viviam. Três anos depois, reencontram-se inesperadamente quando Lisa vai de férias, com o marido, para uma ilha no Oceano Índico. Com três actores soberbos, Amantes é, como notou o Nouvel Obs, a versão moderna do trio de amantes trágicos, ao qual Nicole Garcia traz um novo fôlego, uma energia renovada. Cinema em alta voltagem
Para ver no Cinema Nimas, em Lisboa.