Estreias da semana | TOM MEDINA, de Tony Gatlif, e O ACONTECIMENTO, de Audrey Diwan chegam hoje às salas de cinema

TOM MEDINA e O ACONTECIMENTO, dois destaques nos festivais de Cannes e Veneza, chegam hoje aos cinemas.

Levemente autobiográfico, TOM MEDINA é o novo filme de Tony Gatlif. David Murgia é Tom Medina, um jovem errante que, enviado por um tribunal juvenil em liberdade condicional para a Camarga, no sul de França, é acolhido por Ulysse, um homem que vive em sintonia com a natureza e que, embora inicialmente pareça uma pessoa difícil, se revela benevolente e generoso. Fascinado pela vida na herdade de Ulysse, Tom segue os seus conselhos, no sentido de reavaliar a sua vida e propósitos. Porém, Tom continua a lutar contra a sua sina, revoltado com a irredutível hostilidade que enfrenta, até que uma mulher cruza o seu caminho e o deixa num difícil dilema.


Com imagens poderosas, servidas por um argumento pontuado pelo humor e pelo burlesco, e a força da música cigana, a que junta desta vez o pop metal, este é um dos melhores filmes de Gatlif. Para ver a partir de hoje no grande ecrã, no Cinema Nimas, a Lisboa, e no Teatro Campo Alegre, no Porto. Em Coimbra, será exibido numa sessão única, dia 10 de Janeiro, às 18h, no Teatro Académico de Gil Vicente.


Esta semana chega-nos também a segunda longa-metragem de Audrey Diwan. O ACONTECIMENTO venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza e é inspirado no romance homónimo e semibiográfico de Annie Ernaux. O filme acompanha Anne, estudante de literatura francesa, que descobre estar grávida depois de um encontro casual. A história tem lugar em 1963, numa altura em que o aborto é proibido e criminalizado em França. A revelação surge, pois, como uma sentença de morte: um acontecimento aparentemente insolúvel que transformaria radicalmente a vida de Anne.


A exploração do dilema de Anne e a sua busca desesperada por ajuda - um filme sóbrio e intenso, para ver no Cinema Nimas, em Lisboa*. Será exibido no TAGV de Coimbra, numa sessão especial, dia 24 de Janeiro, às 18h.


* A sessão de dia 8 de Janeiro, às 21h45, será seguida de debate. Convidados a anunciar.

Filme relacionado: