Nanni Moretti passeia de vespa pelo Cinema Nimas na reposição das suas obras em sala

Numa iniciativa promovida pela Risi Film e pela Festa do Cinema Italiano, o Cinema Medeia Nimas exibe duas obras de Nanni Moretti, em cópias digitais restauradas: QUERIDO DIÁRIO (1993) e PALOMBELLA ROSSA (1989).

Em QUERIDO DIÁRIO, Nanni Moretti é realizador e personagem principal destas crónicas repletas de ironia. Apresentado em três capítulos, o filme inicia-se com Moretti ao volante da sua motorizada, percorrendo as ruas de Roma. No segundo capítulo, o realizador viaja com um amigo pela Sicília à procura de um lugar tranquilo onde terminar o seu novo filme. No terceiro capítulo, consulta médico atrás de médico em busca da cura para uma irritação cutânea. Um olhar cómico sobre a vida e a Itália dos anos 90, QUERIDO DIÁRIO é possivelmente o filme mais popular de Moretti e valeu-lhe o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes em 1994.


Cinema Medeia Nimas
- Qua, 24 de Junho, 21h30
- Ter, 30 Junho, 16h


Outras exibições Medeia:
- TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra > 2 de Julho, 21h30


Em PALOMBELLA ROSSA, Nanni Moretti volta a encarnar o seu alter-ego, Michele Apicella. Por causa de um acidente, Michele (líder do Partido Comunista Italiano e jogador de polo-aquático) perde a memória. A acção desenrola-se quase inteiramente na piscina onde decorre um jogo de polo-aquático. O jogo, metáfora da viagem de auto-descoberta que Michele deve fazer para recuperar a sua memória, é também uma sátira ao panorama político da época, reflectindo em particular a situação então vivida pelo Partido Comunista Italiano. 


Cinema Medeia Nimas
- Qua, 1 de Julho, 21h30
- Seg, 6 de Julho, 19h


Filme relacionado: