Nova semana de estreias marcada por “Ricardo e a Pintura”

Estreia-se hoje RICARDO E A PINTURA, o retrato íntimo e luminoso, traçado por Barbet Schroeder, do seu amigo Ricardo Cavallo, que consagrou toda a sua vida à pintura.

“Um filme inesquecível, que transforma tudo.”

— Claire Denis, realizadora


De Buenos Aires à Finisterra, passando por Paris e pelo Peru, o filme convida-nos a mergulhar na história da pintura e dos grandes artistas (da gruta de Chauvet à arte Grega ou aos Aztecas, a Tiepolo, Caravaggio e Velazquez, ao Cubismo, Braque e Picasso) navegando pela história da arte e reconstituindo-a de forma original e viva, e a descobrir a vida deste homem excepcional, que, totalmente comprometido com a sua paixão pela arte e com uma enorme generosidade, transmite esta paixão às crianças da aldeia bretã onde acabou por se radicar.


O que une Barbet Schroeder e Ricardo Cavallo é mais do que uma admiração mútua pela arte de cada um: é uma amizade profunda e palpável que se estende por quatro décadas, evidente e sentida em todos os momentos do filme. Não se trata apenas de um documentário - mas de um testemunho do amor que Barbet tem por Ricardo e da profunda generosidade que Ricardo estende a Barbet.

Filme relacionado: