Quarentena Cinéfila: O MUNDO NO ARAME de Rainer Werner Fassbinder

A partir das 12h desta quinta-feira (28), o filme O MUNDO NO ARAME de Rainer Werner Fassbinder fica disponível no site da Medeia Filmes em streaming gratuito, até às 11h59 de dia 1 de Fevereiro, hora em que disponibilizaremos o filme seguinte da edição Raridades da Quarentena Cinéfila. O link de acesso é também partilhado nas nossas redes sociais.

O MUNDO NO ARAME é uma adaptação do enorme cineasta que foi Fassbinder de Simulacron-3, romance de Daniel F. Galouye. Num mundo artificial, num tempo indefinido, O MUNDO NO ARAME centra-se na personagem do Dr. Fred Stiller, um engenheiro informático que desvenda uma conspiração global, pondo em causa a realidade que tinha como certa e envolvendo-se numa trama labiríntica e surreal.


A cópia digital restaurada da obra de Fassbinder - cujo processo de restauro foi supervisionado pelo director de fotografia do filme, Michael Ballhaus - teve estreia no Festival de Berlim, na secção Berlinale Special. O exaustivo e elaborado restauro de O MUNDO NO ARAME possibilitou um regresso glorioso a esta obra marcante da filmografia de Rainer Werner Fassbinder.


«“Não sabíamos quase nada sobre computadores”, afirma Fritz Muller-Scherz, que escreveu O Mundo no Arame com Fassbinder. “Mas o Rainer e eu estávamos fascinados com esta questão: se existem outros mundos artificiais, como pode um mundo real existir?” » Dennis Lim, The New York Times [Abril, 2010]


Nas próximas semanas aguardam-vos CHANTRAPAS, do georgiano Otar Iosseliani; O PEQUENO QUINQUIN, uma pérola de Bruno Dumont; e ALGUNS DIAS EM SETEMBRO, o primeiro filme de Santiago Amigorena, produzido por Paulo Branco.


Bons filmes, em segurança!

Filme relacionado: