Quarentena Cinéfila | MOVIMENTO EM FALSO, de Wim Wenders

Começamos mais uma semana de Quarentena Cinéfila com MOVIMENTO EM FALSO, de Wim Wenders. O filme fica disponível gratuitamente no site da Medeia Filmes a partir das 12:00h de dia 15 de Março até às 11:59h de dia 18.

Uma cidade no norte da Alemanha, Bonn, um palácio ao longo do Reno, a periferia de Frankfurt e, finalmente, a montanha Zugspitze – são estes os lugares da viagem que o jovem Wilhelm Meister inicia, na esperança de salvar-se da irritabilidade e do desânimo que o atormentam na sua cidade natal. Em lugares desconhecidos, pensa que será capaz de fazer o que sempre quis – colocar em prática a vontade incontrolável de escrever. Ele quer tornar-se um autor. Com a viagem, que conta com o apoio da sua mãe, Wilhelm espera ampliar os seus horizontes e, acima de tudo, encontrar-se. O filme conta com argumento de Peter Handke e Wim Wenders, a partir da obra de Goethe, “Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister”.


«O nosso filme seria, consequentemente, a viagem de uma pessoa que espera compreender o mundo, acontecendo-lhe o contrário: constata que o seu movimento a conduzia ao Nada, que, no fim, não se mexeu um centímetro. Daí o título: Movimento em Falso.» Wim Wenders

Filme relacionado: