R.M.N., o último filme de Christian Mungiu, em estreia a 12 de janeiro

R.M.N., que marca o regresso de Christian Mungiu (vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2007) à realização, estreia-se entre nós esta quinta-feira, 12 de Janeiro.

Poucos dias antes do Natal, e depois de deixar o seu emprego na Alemanha, Matthias regressa à sua aldeia multiétnica na Transilvânia. Pretende estar mais presente na educação do seu filho, Rudi, entregue à mãe, Ana, e quer trabalhar alguns dos medos que dominam o rapaz. Também o preocupa o seu pai doente, Otto, e está ansioso para ver a sua ex-amante, Csilla. Mas quando esta contrata novos empregados para a fábrica da qual é gerente, a paz da comunidade é estilhaçada e a violência mete o focinho de fora como uma fera que sai de hibernação.


É com um duro retrato da Transilvânia rural — cujas antigas e pitorescas superstições se vêem substituídas pela xenofobia e frustração económica, causando o tumulto das paixões — que Christian Mungiu (vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2007 com 4 MESES, 3 SEMANAS e 2 DIAS) assinala o seu regresso atrás da câmara. Trata-se de um drama feroz e surpreendente, que encerra uma fortíssima mensagem social e estabelece uma reflexão sobre a história da Roménia.


Foi seleccionado para competição oficial em Cannes e San Sebastián, e estreia-se agora entre nós, esta quinta-feira, 12 de Janeiro.

Filme relacionado: