RABIYE KURNAZ VS GEORGE W. BUSH, de Andreas Dresen, em exibição nas salas de cinema Medeia

Encontra-se em exibição, desde a semana passada, no cinema Medeia Nimas, a última obra do alemão Andreas Dresen, RABIYE KURNAZ VS GEORGE W. BUSH, uma divertida e emotiva comédia dramática brilhantemente interpretada pela (já galardoada) comediante Meltem Kaptan.

Murat está encarcerado no campo de detenção americano de Guantánamo. Desesperada para ajudar o filho, Rabiye Kurnaz, uma dona de casa e mãe extremosa natural de Bremen, vai à polícia, notifica as autoridades alemãs e quase desespera com a impotência destas, até que descobre Bernhard Docke – um reservado e sensato advogado de direitos humanos que lutará lado a lado com temperamental mãe do jovem turco pela sua libertação. Docke é paciente, Rabiye não. Querendo apenas restituir a sua família, vê-se antes envolvida nos complexos  trâmites da política mundial. Ambos levarão até ao Supremo Tribunal americano, em Washington, uma acção legal contra George W. Bush. Bernhard cuida de Rabiye, que o faz rir de alma e coração. E, no final, algo verdadeiramente notável acontece.


Um filme que tem o condão de tratar comicamente o que foi um episódio real de crise familiar e tragédia pessoal, motivado pelo ambiente politico global de profunda convulsão que se seguiu aos ataques de 11 de Setembro. O retrato uma mulher alemã de origem turca imparável na sua luta por recuperar o filho injustamente aprisionado em Guantánamo.


Quando o seu filho Murat é levado para Guantánamo, sob a acusação infundada de ter ligações aos Talibã na furiosa confusão que sucedeu ao 11 de Setembro, Rabiye Kurnaz enfrenta tudo e todos para o recuperar. É brilhantemente encarnada pela vivaz comediante turco-alemã Meltem Kaptan, que triunfa logo no seu segundo filme, em refrescante e hilariante contraste com Alexander Scheer, o ultra-polido advogado de direitos humanos. Juntos mostrarão ao todo-poderoso governo americano a força irresistível que é o amor genuíno de uma mãe.


A Medeia Filmes volta a exibir nas suas telas o melhor e mais relevante cinema europeu do momento.

Filme relacionado: