Retrospectiva O Cinema de Bong Joon Ho | Cópias Inéditas em Sala

O CINEMA DE BONG JOON HO, uma das mais originais e autênticas vozes das últimas décadas, chega esta quinta-feira, dia 29, ao Cinema Nimas, com filmes inéditos em sala, em Portugal.

Bong Joon Ho estreou-se em longas-metragens com Cão Que Ladra Não Morde (2000), uma comédia negra, que anuncia já muitos dos temas basilares da sua obra, tendo como ponto de partida um professor que se irrita com o ladrar de um cão no seu prédio e, por esse motivo, toma medidas drásticas. Um filme inédito em sala, em Portugal.


O thriller policial Memórias de um Assassino (2003) é inspirado nos primeiros assassínios em série na Coreia do Sul, a partir dos quais se conta a história de dois detectives que investigam as violações e assassinatos de mulheres, nos arredores de Seul, entre 1986 e 1991. Um filme também inédito em sala, em Portugal.

Mother – Uma Força Única (2009) apresenta-nos um retrato do amor maternal compulsivo: uma mãe desafia os limites, para provar que o filho não é culpado de um crime de que é acusado.


O primeiro filme em língua inglesa do realizador, Snowpiercer: Expresso do Amanhã (2013), conta com as interpretações de Tilda Swinton, Chris Evans e John Hurt, oferecendo-nos uma desoladora visão do futuro: após uma catástrofe climática, os únicos sobreviventes no planeta co-habitam num comboio, no qual se verifica um rígido sistema de classes.


Parasitas (2019) dispensa apresentações. Foi o primeiro filme de língua não-inglesa a vencer o Óscar de Melhor Filme, chegando-nos, agora, numa assombrosa versão a preto e branco, cuja dualidade cromática põe em destaque a componente social que o filme explora.


Uma oportunidade para mergulhar numa obra inteligente e emocionante, dotada de uma forte vertente social, e apresentada através de um humor mordaz.


Estará em exibição no Cinema Nimas, em Lisboa.