Sessão especial de BANZO com conversa com a realizadora Margarida Cardoso e o actor Hoji Fortuna

No próximo domingo, dia 26, às 21h, no Cinema Medeia Nimas, a sessão de BANZO, uma das estreias da semana e o primeiro filme português a estrear-se nas salas em 2025, será seguida de uma conversa com a realizadora Margarida Cardoso e o actor Hoji Fortuna.

1907. Afonso recomeça a vida numa ilha tropical africana como médico de uma plantação, onde terá de curar um grupo de serviçais “infectados” pelo Banzo, a nostalgia dos escravizados. Morrem às dezenas, de inanição ou suicidando-se. Por receio de contágio, o grupo é enviado para um morro chuvoso, cercado por floresta. Ali, Afonso tenta curar os serviçais, mas a incapacidade de entender o que lhes vai na alma revela-se mais forte que todas as soluções.


Uma revisitação do terreno pantanoso e enevoado da relação de Portugal com as suas ex-colónias, num filme assombrado, dominado por fantasmas, afectado pela sensação de se estar fora do mundo, num limbo onírico. Muito elogiado nos festivais por onde passou, promete ser um dos filmes portugueses do ano.


Filme relacionado: