Sessão Especial | CAROS CAMARADAS!, de Andrei Konchalovsky – com apresentação de Francisco Louçã

Prémio especial do júri no Festival de Veneza, CAROS CAMARADAS!, de Andrei Konchalovsky, estreia esta quinta-feira e conta com uma sessão especial, com apresentação de Francisco Louçã, dia 7 de Maio, às 20h00 no Cinema Nimas.

Novocherkassk, União Soviética, 1962. Lyudmila, comunista leal e membro do comité da cidade, testemunha o fuzilamento de manifestantes desarmados em greve laboral pelo Exército Soviético e oficiais do KGB. Durante este período de agitação, a sua filha desaparece. Para encontrá-la, Lyudmila deve confrontar os seus valores e visão política, e combater um sistema que persegue pessoas, bloqueia ruas e mente sobre os acontecimentos do massacre. O drama histórico de Konchalovsky revela a verdade sobre os eventos de 2 de Junho de 1962, mantidos em segredo até aos anos 90, através de uma poderosa estética monocromática.


«Baseado numa história verídica, “Caros Camaradas!” conta a história de uma mulher comunista, fiel ao regime, numa pequena cidade a 2 de junho de 1962, na União Soviética, cuja vida mudou quando o exército soviético esmagou violentamente uma manifestação de operários de uma fábrica. Estes acontecimentos foram abafados e apenas algumas décadas depois vieram à luz do dia, tendo a investigação iniciado em 1992. As vítimas foram secretamente enterradas em túmulos sob nomes falsos para que nunca pudessem ser encontradas. Os principais suspeitos entre os principais oficiais soviéticos estavam mortos na época. E os culpados nunca foram condenados.» Cinema 7ª Arte

Filme relacionado: