SUJO DIFÍCIL PERIGOSO, de Wissam Charaf, estreia-se hoje nas salas de cinema Medeia pela mão da Leopardo Filmes
A Medeia Filmes exibe um filme único e especial na sua maneira de transformar a mais negra condição humana em magia: SUJO DIFÍCIL PERIGOSO, a mais recente longa-metragem do libanês Wissam Charaf, tem hoje, 21 de Setembro, estreia nacional.
É hoje, quinta-feira, 21 de Setembro, que chega às salas de cinema Medeia uma obra surpreendente que junta o romântico, o cómico, o fantástico e o político, contando a história fabulosa de uma imigrante etíope e um refugiado sírio a viver em Beirute, lutando pela vida e pelo seu amor. Trata-se do último filme do realizador libanês Wissam Charaf, que volta a confirmar a sua voz autoral unicamente evoluída e representativa do cinema mediterrânico.
A história é inesperada. Na Beirute (Líbano) actual, Ahmed, um refugiado sírio, e Mehdia, uma trabalhadora doméstica imigrante etíope, vivem um amor impossível. Enquanto Mehdia se tenta livrar dos seus patrões, Ahmed luta pela sobrevivência como sucateiro, afligido por uma doença misteriosa. Os dois amantes não têm futuro, mas também não têm nada a perder. Um dia, arriscam-se a deixar Beirute para trás numa tentativa esperançosa e desesperada de fugir enquanto a condição física de Ahmed piora, com o seu corpo a transformar-se, lenta mas seguramente, em metal. Não têm nada a perder e fogem, dando poder ao sonho para vencer as trevas do real.
Incrivelmente ambientada num mundo pejado de atrocidade, captada numa perspectiva de comédia sóbria sobre a dureza da condição do imigrante, esta obra multifacetada do libanês Wissam Charaf impressiona ainda mais na sua faceta romântica de melodrama fantástico do que como filme politicamente comprometido. Um objecto híbrido entre o romance, a comédia dramática, a fantasia e o cinema de intervenção; efabulação de um amor impossível entre seres perseguidos, que se batem com forças monstruosas, pelas suas vida e em nome do seu amor.
A Medeia Filmes continua assim a dar projecção aos filmes mais discretos e especiais, tomando a seu cargo a exibição em Portugal do melhor que o cinema mundial tem para oferecer.