Último capítulo | Ciclo Éric Rohmer ou o Génio do Moderno Cinema Francês

O ciclo Éric Rohmer ou o Génio do Moderno Cinema Francês regressa ao grande ecrã com cinco filmes em cópias restauradas, três deles inéditos em Portugal.

A partir de 26 de Maio


A Marquesa d’O
Cópia Digital Restaurada
Divagação sobre a dialéctica entre a moral social e a moral subjectiva, A Marquesa d’O adapta a obra homónima de Heinrich von Kleist. Em 1799, durante a invasão russa da Lombardia, uma jovem viúva aristocrata está prestes a ser violada, quando o Conde F. sai em sua defesa. Uns meses depois, a jovem descobre que está grávida. E decide procurar o pai desse filho por nascer…


Perceval, o Galês
Cópia Digital Restaurada // Inédito
Esta é a história da longa jornada de Perceval, um jovem corajoso que sonha ser cavaleiro do Rei Artur. Inspirado na obra de Chrétien de Troyes e tendo como cenário a época medieval, o filme de Rohmer aborda a iniciação às armas, o amor cortês, a amizade e a união entre cavaleiros, bem como o árduo percurso de acesso à espiritualidade e à palavra divina.  


A partir de 2 de Junho


4 Aventuras de Reinette e Mirabelle
Cópia Digital Restaurada // Inédito
Reinette, oriunda do meio rural, e Mirabelle, uma jovem citadina, encontram-se durante umas férias no campo. As duas tornam-se tão amigas que decidem dividir um apartamento em Paris, uma vez que, em breve, irão iniciar os estudos na universidade. No entanto, Reinette é simples e optimista, enquanto Mirabelle é preguiçosa e pessimista. As suas personalidades tão opostas acabam por criar conflitos na casa que partilham. As aventuras das duas jovens são-nos apresentadas em quatro curtas-metragens: A Hora Azul; O Empregado do Café; O Mendigo, a Cleptomaníaca e a Burlona; A Venda do Quadro.


A Árvore, o Presidente e a Mediateca
Cópia Digital Restaurada // Inédito
Julien Dechaumes, presidente da Câmara da pequena localidade de Saint-Juire, ambiciona construir um gigantesco complexo cultural e desportivo, para consagrar a sua administração. Louvado pela população e tendo conseguido o financiamento para o projecto, graças aos seus contactos com o Ministério da Cultura, Dechaumes antecipa o seu sucesso, mas eis que começam a surgir imprevistos. Rohmer critica os contrastes entre a província e as grandes cidades, entre a cultura real e a cultura desprovida de verdadeiro sentido, numa sátira mordaz às políticas culturais, usadas como argumento eleitoral.


Os Encontros de Paris
Cópia Digital Restaurada
Um tríptico composto pelas curtas-metragens O Encontro das 7 Horas; Os Bancos de Paris; Mãe e Filho, 1907. Três histórias de amor e coincidências, que combinam os temas de Éric Rohmer: a sedução amorosa, a elegância da linguagem, as aparências, os paradoxos, a verdade e um eterno amor à cidade de Paris.