Último filme de Leos Carax entre as novas estreias da semana
Estreia hoje C’EST PAS MOI — NÃO SOU EU, filme-ensaio profundamente íntimo onde Leos Carax reflecte sobre a sua vida, carreira e o poder transformador do cinema. Entre imagens do passado e fragmentos do presente, Carax revisita os momentos, rostos e inspirações que moldaram o seu percurso enquanto artista e ser humano.
Inicialmente concebido como resposta a uma pergunta do Museu Pompidou – “Por onde anda?” – o cineasta-poeta, tantas vezes chamado de “amaldiçoado”, responde com um olhar que atravessa memórias (Denis Lavant, Modern Love), o presente (Nastya Golubeva Carax) e inquietações sobre o futuro. O resultado é uma obra que evoca Godard e, como todo o trabalho de Carax, respira uma beleza que encontra sentido nas contradições e maravilhas da vida.
Após seis longas-metragens em 40 anos, Carax oferece-nos esta média-metragem como uma prece ao inesperado e um tributo à essência imprevisível do cinema.
No Público, Luís Miguel Oliveira escreve que se trata de um «filme cheio de explosões de uma beleza que só um xamã de Jean-Luc Godard conseguiria criar (ou sonhar criar).» No Diário de Notícias, João Lopes refere «que envolve uma reflexão pedagógica sobre o cinema como arte de reinventar o mundo - simples e tocante».