Uma celebração do cinema e da vida: VOLVERÉIS – VOLTAREIS estreia-se hoje

Estreia-se hoje nos cinemas VOLVERÉIS – VOLTAREIS, de Jonás Trueba. Um dos melhores filmes espanhóis dos últimos anos, conta a história de um casal, Ale e Alex, que se decide separar depois de 15 anos. Como a decisão é mútua e permanecem amigos, decidem organizar uma «festa da separação», deixando familiares e amigos perplexos.

Neste autêntico mosaico de referências e citações, Jonás Trueba recupera e redefine os códigos da comédia romântica, em particular, as chamadas «comédias de re-casamento», que incluem filmes clássicos como UMA NOITE ACONTECEU, COM A VERDADE ME ENGANAS e O GRANDE ESCÂNDALO. Ao mesmo tempo, o realizador espanhol afirma a sua identidade enquanto cineasta com uma profunda reflexão sobre a relação entre o cinema e a vida.


Luís Miguel Oliveira, para o Público, escreveu que «VOLVERÉIS – VOLTAREIS conquista-se e conquista-nos [...] é um cinema da imaginação e da criatividade puras». João Antunes, no Jornal de Notícias, descreveu o filme como «uma comédia romântica sem igual». Já Inês N. Lourenço, na revista Metropolis, descreveu o filme como uma «obra-mestra [...] um exame divertido e melancólico da metamorfose e/ou renascimento do amor».


Filme relacionado: