In the Mood for Love - Disponível Para Amar de Wong Kar-Wai
Faa yeung nin wa
2000 - Hong Kong - Data de estreia: 29-12-2000
Com: Tony Chiu-Wai Leung, Maggie Cheung, Ping Lam Siu

IN THE MOOD FOR LOVE é um dos mais brilhantes e românticos filmes a sair do cinema de Hong Kong e, em termos gerais, dos últimos vinte anos. A extraordinária fotografia de Christopher Doyle, assim como a banda-sonora e a criação de ambientes no filme, viriam a criar, com a realização de Wong Kar-Wai, uma marca ainda hoje insuperável, em elegância e estilização, na carreira do realizador e na relação entre duas personagens cujas carências se encontram, simplesmente, nos seus olhares e silêncios.  
No festival de Cannes de 2000, Tony Leung Chiu Wai ganhou o prémio de melhor actor e Christopher Doyle, Pin Bing Lee e William Chang o grande prémio técnico. Wong Kar-Wai ganhou o César de melhor filme estrangeiro de 2001. O filme foi também o grande vencedor do festival de cinema de Hong Kong de 2001.

[In the Mood for Love] é um filme sobre um desencontro irreversível.” Vasco Câmara, Público ★★★★

Maggie Cheung e Tony Leung, dois dos mais conceituados actores do cinema de Hong Kong, movem-se como manequins requintados, presos nas suas roupas e nos seus modos irrepreensíveis…” David Denby, The New Yorker

O que torna os filmes [de Wong Kar-Wai] eventos especiais, o que torna Wong Kar-Wai o Jimi Hendrix do cinema, é a forma como cada tonalidade emocional é misturada no turbilhão de cor e movimento da vida da cidade.” Kent Jones, Film Comment 

O filme é fisicamente exuberante.” Roger Ebert

Festivais e Prémios:

Selecção Oficial - Festival de Cannes 2001 – Vencedor Prémio Melhor Actor para Chiu Wai
Festival Internacional de Cinema de Toronto 2000
Festival Internacional de Cinema de Roterdão 2001
Festival Internacional de San Sebastián 2000
Prémio César 2001 – Melhor Filme Estrangeiro

Biografia do realizador:

Wong Kar-Wai (17 de Julho de 1956, Shanghai) é um realizador da segunda vaga de Hong Kong conhecido internacionalmente como autor pelo seu estilo visual único, altamente estilizado, trabalho emocionalmente ressonante. Fico conhecido, em 1988, com Ao Sabor da Ambição, a sua primeira longa metragem. Da sua filmografia destacam-se ainda Days of Being Wild, um filme sobre a juventude da mítica Hong Kong dos anos 60, Chungking Express, o primeiro dos seus filmes a ser distribuído em grande escala a nível internacional, Anjos Caídos, que coloca Kar-Wai no panorama dos mais inovadores cineastas, Happy Together e In the Mood for Love, os dois premiados em Cannes. O cineasta de Hong Kong já viu a sua mestria reconhecida em várias ocasiões, com o Prémio de Melhor Realizador que recebeu em 1997 no Festival de Cannes ou a nomeação para Melhor Filme Estrangeiro nos BAFTA, em 2001. O seu mais recente filme é O Grande Mestre.

Info:

Género: Drama, Romance 
Duração: 1h38
Classificação: M/12

Ficha Técnica:

Realização – Wong Kar-Wai
Argumento – Wong Kar-Wai
Direcção de fotografia – Christopher Doyle, Pung-Leung Kwan, Ping Bin Lee
Montagem – William Chang
Música – Michael Galasso, Shigeru Umebayashi
Produção – Ye-cheng Chan, Gilles Ciment, Wong Kar-Wai, William Chang, Jacky Yee Wah Pang