-
10.10.2025
sexta-feira
-
- 17:00
Les Amandiers – Jovens para Sempre
de Valeria Bruni Tedeschi
com Nadia Tereszkiewicz, Sofiane Bennacer, Louis Garrel, Micha Lescot
- Les Amandiers |
- 2h06 |
- M/14 |
- 2022 |
- estreia 11.09.2025
sinopse
Paris, final dos anos 80. Stella, Victor, Adèle e Étienne, jovens actores de 20 anos, acabam de ser admitidos numa das mais prestigiadas escolas de teatro de França, Les Amandiers, criada por Patrice Chéreau. Estes jovens lançam-se nos primeiros passos das suas carreiras e na vida, formando novas amizades e descobrindo as realidades da paixão e do amor, sobre o pano de fundo de uma cultura em transformação. Com base nas memórias da realizadora (que frequentou a escola), intensas, entre o caos e o carinho, Les Amandiers – Jovens para Sempre é um retrato afectuoso e nostálgico da juventude e da auto-descoberta.
festivais e prémios
Festival de Cannes 2022 – Selecção Oficial em Competição
Festival de Sevilha 2022 – Selecção Oficial em Competição
Césars 2023 – Melhor Promessa Feminina (Nadia Tereszkiewicz)
Prémios Lumière 2023 – Melhor Revelação Feminina (Nadia Tereszkiewicz)
crítica e imprensa
-
Les Amandiers – Jovens para Sempre funciona como uma máquina do tempo transformada num acelerador de partículas, fazendo-nos sentir todas as emoções, todos os estados em duas horas de filme – uma experiência arrebatadora, electrizante.
- Les Inrockuptibles (Marilou Duponchel)
-
A encenação ágil de Valeria Bruni Tedeschi consegue entrelaçar o teatro e a existência de cada um num vaivém constante, onde o trágico e a leveza se impulsionam mutuamente. Que filme tão vivo!
- Bande à part (Anne-Claire Cieutat)
-
Bruni Tedeschi distancia-se, assim, da abordagem cinematográfica de Chéreau, marcada por explosões súbitas e rupturas emocionais. Não animaliza os corpos, nem exalta a carne. Mesmo quando evoca o medo da SIDA ou o vício da droga, recusa a intensificação excessiva dos gestos e dos gritos, procurando antes uma certa doçura e harmonia.
- Cahiers du Cinéma (Jean-Marie Samocki)
-
Ainda que haja, naturalmente, lugar para a homenagem e celebração do palco, para o amor pelos actores e a busca de intensidade dramática, Valeria Bruni Tedeschi cultiva constantemente uma arte do desvio, que a conduz à leveza e a afasta dos lugares-comuns de um biopic centrado num conjunto de eleitos.
- Libération (Laura Tuillier)
ficha técnica
Elenco: Nadia Tereszkiewicz, Sofiane Bennacer, Louis Garrel, Micha Lescot, Clara Bretheau
Argumento: Valeria Bruni Tedeschi, Noémie Lvovsky, Agnès De Sacy, com a colaboração de Caroline Deruas Peano
Direcção de Fotografia: Julien Poupard
Montagem: Anne Weil
Produção: Angelo Barbagallo, Alexandra Henochsberg, Olivier Père, Patrick Sobelman
Distribuição: Leopardo Filmes
-
27.10.2025
segunda-feira
-
- 21:30