O Rei do Riso
de Mario Martone
com Toni Servillo, Maria Nazionale, Cristiana Dell’Anna
- Qui rido io |
- 2h 13min |
- M/12 |
- 2021 |
- estreia 05.05.2022
sinopse
Na Nápoles da Belle Époque dos inícios do séc. XX, um actor criava a personagem burlesca de Felice Sciosciammocca, e as salas enchiam-se para o ver. Rei do riso e rei das bilheteiras, Eduardo Scarpetta (1853-1925), interpretado de forma brilhante pelo grande actor Toni Servillo, teve uma história peculiar. Mario Martone, encenador e cineasta, autor de alguns dos grandes títulos do cinema italiano das últimas décadas, visita as tradições do teatro napolitano e recria aquilo a que ele próprio chama “o romance imaginário de Eduardo Scarpetta e da sua tribo”. Uma “tribo” familiar e teatral, onde se juntavam a mulher e as amantes, os filhos legítimos e os ilegítimos, entre eles o famoso dramaturgo italiano Eduardo De Filippo, que nasceu da relação de Scarpetta com a sobrinha da sua mulher.
Um dia, Scarpetta resolve parodiar um drama de Gabriele D'Annunzio, o "poeta oficial" da época, com a anuência deste. Mas D'Annunzio resolve mudar de opinião...
festivais e prémios
Festival de Veneza – Prémio Pasinetti Melhor Actor (Toni Servillo), Prémio La Pellicola d’Oro para Melhor Guarda-roupa (Tirelli Costumi)
ficha técnica
Toni Servillo, Maria Nazionale, Cristiana Dell’Anna
Realização – Mario Martone
Argumento – Mario Martone, Ippolita Di Majo
Produção – Carlotta Calori, Francesca Cima, Nicola Giuliano
Produção executiva – Giorgio Magliulo, Viola Prestieri
Fotografia – Renato BertaMontagem – Jacopo Quadri
Direcção de Arte – Giancarlo Muselli, Carlo Rescigno
Decors – Laura Casalini, Francesco Fonda
Guarda-roupa – Ursula Patzak
Som – Alessandro Zanon
Distribuição – Leopardo Filmes