Toda a Beleza e a Carnificina
de Laura Poitras
com Nan Goldin, Marina Berio, David Armstrong
- All the Beauty and the Bloodshed |
- 2h 02min |
- M/14 |
- 2022 |
- estreia 30.03.2023
sinopse
Intimidade, resistência, empatia e amor são as cores das fotografias de Nan Goldin, uma das mais fulgurantes artistas dos nossos tempos. É a vida, indissociável da obra, e o activismo de Nan que Laura Poitras retrata neste esplendoroso filme-documento, habitado por drag queens, amigas/os, amantes, drogas, bares e músicas meticulosamente seleccionadas por Nan, através das suas fotografias e slideshows e imagens de arquivo inéditas, por entre conversas conduzidas por Poitras e registos das acções do P.A.I.N., grupo fundado por Goldin para denunciar a responsabilidade dos Sackler na crise dos opióides e pressionar museus como o MET, o Louvre e a Tate Modern a rejeitar dinheiro ensanguentado.
festivais e prémios
Festival de Veneza 2022 – Leão de Ouro
Oscars 2023 – Nomeado para Melhor Documentário
Independent Spirit Awards – Melhor Documentário
BFI London Film Festival 22 – Selecção Oficial, secção Documentary Competition
TIFF 22 – Selecção Oficial, secção Contemporary World Cinema
New York Film Festival 22 – Centerpiece Selection
Leffest – Lisbon & Sintra Film Festival – Selecção Oficial, Filme de Encerramento
crítica e imprensa
-
Laura Poitras e Nan Goldin oferecem ao nosso tempo um filme incrível.
- Libération
-
Essencial. Brilhante. Exuberante.
- Little White Lies
-
Profundo e incendiário
- Variety
-
É arte. Um trabalho com um poder devastador.
- The Hollywood Reporter
biografia do realizador
Laura Poitras nasceu em Boston, Massachusetts, em 1964. É cineasta, jornalista e artista. Citizenfour (2014), o terceiro filme de uma trilogia sobre a América no pós-11 de Setembro, ganhou o Óscar de Melhor Documentário, além de prémios dos BAFTA, Independent Spirit Awards e Directors Guild of America. O primeiro filme dessa mesma trilogia, My Country, My Country (2006), sobre a ocupação do Iraque, foi nomeado para Óscar de Melhor Documentário enquanto a segunda parte, The Oath (2010), passada na prisão de Guantánamo Bay, foi indicada para dois prémios Emmy. Poitras recebeu uma MacArthur Fellowship em 2012, e já teve uma série de instalações expostas no Whitney Museum of American Art.
Laura Poitras foi convidada especial da edição de 2014 do LEFFEST. A realizadora veio apresentar o seu filme Citizenfour e, no processo, conheceu Nan Goldin, que fazia parte do júri do festival desse ano. Como ambas afirmaram em entrevistas, este foi o início de uma amizade e colaboração que resultaria na criação do mais recente filme de Poitras, All the Beauty and the Bloodshed (2022). Este filme foi o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano, recebendo o Leão de Ouro.
ficha técnica
Argumento: Laura Poitras e Nan Goldin
Produção: Laura Poitras, Nan Goldin, Yoni Golijov, Clare Carter, John Lyons
Directora de Fotografia: Nan Goldin
Distribuição: Leopardo Filmes